Caminhando por Campos de Lapiás e Cascata do Fervença

por Caminhadas Smile

De 03/12/2018 a 13/12/2018 16:00
Sorteio em 13/12/2018 16:30

Prémios

 Oferta de caminhada pelos Campos de Lapiás e Cascata do Fervença , no dia 15 de Dezembro de 2018 das 09h30 às 15h30 em Maceira,  Mafra.

O vencedor deste passatempo deverá contactar a Caminhadas Smile para confirmação de presença no evento.

 

Caminhando por Campos de Lapiás e Cascata do Fervença

Sábado, 15 de Dezembro de 2018 das 09:30 às 15:30

Maceira, Mafra

Lapiás, é uma formação típica de relevos cársticos, produzida pela dissolução superficial de rochas calcárias ou dolomíticas.
A água da chuva, quando cai das nuvens, reage com o dióxido de carbono existente na atmosfera e desta reação resulta ácido carbónico, que vai ficando dissolvido na água à medida que a chuva cai.
Quando a água da chuva incide sobre o calcário, o ácido carbónico nela contido reage por sua vez com o carbonato de cálcio que compõe esta rocha, do que resulta a libertação de iões cálcio e hidrogenocarbonato, que também ficam dissolvidos na água.

Este processo, em que na prática os constituintes do calcário acabam por ficar dissolvidos na água, corresponde a uma erosão química desta rocha, à qual se juntam uma erosão mecânica, correspondente ao desgaste causado pela própria água, pelo vento e por outros agentes físicos, e também uma fratura e desagregação progressiva da rocha, em resultado das dilatações e contrações provocadas pelas variações de temperatura.

"Apesar de tão perto da nossa capital, a zona saloia de Sintra e de Mafra, possui ainda locais magníficos pela sua valia ambiental e histórica, que parecem preservados pelo tempo".

Percorreremos campos de Lapiás que estão classificados como monumentos naturais (A monumentalidade é reconhecida cientificamente por entidades como a NATIONAL GEOGRAPHICS SOCIETY) e admirar as formas caprichosas que a natureza esculpiu na rocha calcária ao longo dos séculos e que constituem belos fenómenos da natureza.

Vamos caminhar por prados verdejantes e floridos, atravessar uma aldeia abandonada, deslumbrar o nosso olhar por vales e montes, atravessar um montado de Sobro com as cores de outono, misturadas com as cores da primavera e visitar uma antiga pedreira que deixou rasgado na terra curiosas formas arquitetónicas. 
No final iremos ver e admirar a Cascata do Fervença que nesta época de chuvas é ainda mais imponente!


Data: Sábado 15 de Dezembro

Local de encontro: Maceira - (Montelavar-Sintra) às 9:30 h. (No final da Rua dos Granitos, esta pequena rua começa mesma à porta da Escola). Coordenadas: 38°52'1.28"N 9°18'40.67"W

Hora de início do programa: 10h. Terminará pelas 15 h, (almoço picnic pelas 13 h).

Percurso: Circular, partida e chegada a Maceira. 10 km, de nível médio.

(Para quem não quiser ir diretamente para Maceira, há um primeiro Local de Encontro às 9:00H, junto à Bomba de Gasolina no início da Nacional 9.
Dicas para chegar à N9: Ir pelo IC 19 e antes de chegar a Sintra, virar à direita para a A16 - direção a Mafra. Na A 16 sair pela Saída 9 (Mafra/Pero Pinheiro/Lourel) e mais à frente seguir pela esquerda para a N9. Mais uns 200 metros e está a Bomba de Gasolina à direita.

Inscrições Site

Muito obrigado pela sua participação.

Consulte Site para mais atividades e outras informações.

A atividade está coberta por seguro.

Dicas:
- Usar calçado para caminhada e com boa aderência ao solo. 
- Uso de vestuário adequado ao tempo. 
- Farnel e Água 1,5 l/pessoa.
- Máquina fotográfica para captar recordações 

Saudações com Smile

Fernando Lopes
914 839 887
Caminhadas Smile
Registo RNAAT nº 642/2015

Evento

Divulgue o código FERVENCA pelos seu amigos para que todos possam participar!


Caminhadas Smile

Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
   2720-457 Amadora
914 839 887

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review