Passadiços Paiva e Aldeia de Drave
por Caminhadas Smile
de
2018-03-16 16:00:00+00:00
a
2018-05-07 16:00:00+00:00
sorteio em
2018-05-07 16:30:00+00:00
Prémios
1º Prémio
Oferta de 10% de desconto na atividade
Oferta de 10% de desconto na inscrição na actividade "Passadiços do Paiva e a Aldeia de Grave", dias 12 e 13 de Maio de 2018.
O vencedor deste passatempo deverá entrar em contacto directo com a Caminhadas Smile para confirmação de presença no evento.
Passadiços do Rio Paiva e a Aldeia de Drave - 12 e 13 de Maio de 2018
O Arouca Geopark é um território de turismo ativo, em que o rio Paiva assume uma importância decisiva. Agora, vamos poder caminhar ao longo de cerca de 8 quilómetros num passadiço de madeira, sobre a margem esquerda do rio, num contacto direto com a natureza, descobrindo paisagens e lugares que nunca imaginamos, e que até há pouco tempo, estavam praticamente inacessíveis.
O percurso estende-se entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, encontrando-se, entre as duas, a praia do Vau. Uma viagem pela biologia, geologia e arqueologia que ficará, com certeza, no coração, na alma e na mente de qualquer apaixonado pela natureza.
Drave, a aldeia encantada da Serra da Freita
Avista-se numa cova do sopé de duas serras, sobrevoadas por imponentes águias, uma aldeia de xisto de seu nome Drave, que é também conhecida como a “Aldeia Mágica”. A atmosfera da aldeia atribui-lhe este nome, visto ser uma aldeia desabitada, que mantém no entanto toda a sua integridade como se ainda tivesse habitantes.
É composta por imensas casas de xisto em tudo semelhantes às históricas aldeias de xisto em harmonia com a bonita Igreja e os tradicionais espigueiros, e com o belo cenário natural que a rodeia. É ainda percorrida por um belo rio que resulta da afluência dos ribeiros de Palhais, Ribeirinho e Ribeiro da Bouça, acima do qual se encontram pequenas pontes a ligar os dois antigos núcleos populacionais da aldeia. O rio culmina numa pequena cascata, no coração da aldeia, na qual é possível tomar um banho refrescante em águas cristalinas. Toda a aldeia é permeada por árvores e pequenas clareiras cobertas de relva, onde crescem árvores de fruto, e perto das quais se encontram mesas de xisto irregulares dignas de estarem presentes num filme de fantasia.
Drave é desabitada, mas não abandonada, sendo objeto de visita frequente de escuteiros e exploradores agrícolas que lá mantém alguns cultivos. Os seus habitantes dedicavam-se à agricultura de cultivo e pastoril, e também à exploração mineira de volfrâmio. A atmosfera misteriosa da aldeia ganha ainda mais um toque de magia ao ser considerada assombrada.
Mosteiro de Arouca
Documentado desde o séc. X, o mosteiro de Arouca, exclusivamente feminino desde 1154, considerado um dos mais ricos do país, pertenceu à Ordem de Cister, tem estilo classicista romano, com revestimentos de talha dourada.
Os espaços mais notáveis de todo o conjunto são a Igreja, o Coro das Freiras, os Claustros, o Refeitório e a Cozinha. Merece referência especial o magnífico Museu de Arte Sacra que nele se alberga - um dos melhores, no seu género, em toda a Península Ibérica -, no qual, para além de múltiplos objetos de culto, paramentos, peças de mobiliário, manuscritos litúrgicos, se podem encontrar peças raríssimas nas artes da escultura, pintura, tapeçaria e ourivesaria.
Programa
Se tiver interesse nesta atividade, faça a sua inscrição o mais breve possível para se reservar atempadamente as entradas nos Passadiços, dado que poderão estar esgotadas perto da data da atividade. Obrigado.
1º DIA – Sábado 12 de Maio
– 07:15 H –Saída de Lisboa em carrinhas de Turismo.
– 11:00 H – Concentração dos Participantes de Lisboa e de outros pontos do país, em Arouca em frente do Mosteiro de Santa Maria de Arouca.
– 11:30 H – Visita guiada ao Mosteiro de Santa Maria de Arouca.
– 12:45 H – Almoço no parque do Mosteiro, que cada um levar, ou pequena refeição num restaurante.
– 14:30 H – PERCURSO PEDESTRE – “Passadiços do Paiva” (Areinho – Espiunca 8 km, dificuldade média). No final dos passadiços tomamos o autocarro.
– 17:30 H – Término da Atividade (previsão) – Deslocação para Sever do Vouga para pernoita.
– 20:00 H – Jantar de grupo em restaurante.
2º DIA – Domingo 13 de Maio
– 8:00 H - Deslocação para a Serra da Freita.
– 9:00 H - PERCURSO PEDESTRE – Da aldeia de Regoufe à Aldeia Mágica, 9 km, dificuldade média.
– 13:00 H – Almoço picnic que cada um levar.
– 16:00 H - Regresso a Lisboa.
– 19:30 H - (Previsão) Chegada a Lisboa.
Preços do programa - O vencedor deste passatempo etrá um desconto de 10% na inscrição:
- Sem transporte: 105 €
- Com transporte em carrinha de turismo: 140 €
Para qualquer esclarecimento ou condições de pagamento favor contactar Fernando Lopes 914 839 887 ou caminhadas.smile@gmail.com
Esta atividade tem número limitado de participantes. As inscrições devem ser feitas para caminhadas.smile@gmail.com com o nome, nif e contacto dos participantes.
Para mais informações ou condições de pagamento favor contatar Fernando Lopes - 914 839 887 ou caminhadas.smile@gmail.com
A atividade está coberta por seguro.
Dicas:
- Usar calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
- Uso de vestuário adequado ao tempo.
- Chapéu e protetor solar.
- Farnel e água 1.5 l.
- Máquina fotográfica para tirar recordações
Muito obrigado pela sua participação.
Saudações com Smile
Fernando Lopes
914 839 887
Caminhadas Smile
Registo RNAAT nº 642/2015
Facebook: https://goo.gl/fNv9cJ
Divulgue o código DRAVE pelos seus amigos para que todos possam participar!