Ilhas do Pico, Faial e São Jorge (Açores)

por Caminhadas Smile

De 11/08/2021 a 01/06/2022 16:00
Sorteio em 01/06/2022 16:30

Prémios

Oferta de 5% de desconto na inscrição – 29 de agosto a 2 de setembro de 2022.

Caminhadas Smile assegura a sua inscrição, pelo que deve contactar diretamente o Patrocinador, através do número 914 839 887 (Sr. Fernando Lopes), ou email caminhadas.smile@gmail.com

Todo o arquipélago dos Açores é encantador e digno de visita, em particular as ilhas do “triângulo” do grupo central: Pico, Faial e São Jorge. Apesar da proximidade, cada uma destas ilhas tem características únicas, que se completam pelo mar, pelas paisagens impressionantes, pelas vilas de pescadores, pelos campos verdes e pelas sebes de hortênsias azuis e criam um destino autêntico e surpreendente. Junte-se a nós em algumas Caminhadas nestas Ilhas dos Açores.

Os Açores, juntamente com os arquipélagos da Madeira, Canárias e Cabo Verde definem a região biogeográfica da Macaronésia, designação que significa “ilhas afortunadas”, para quem as habita e quem as visita.

Ilha do Faial

O Faial, também conhecido como “ilha azul”, orgulha-se dos maciços de hortências que emolduram as casas, separam os campos e bordam as estradas em diversos tons de azul e é hoje em dia, um destino perfeito para todos os amantes de natureza… Continuar a ler a Informação dos lugares… 

caminhada-nas-ilhas-dos-acores

PROGRAMA

 29 Agosto, (segunda-feira)

– 07h45 – Partida de avião do Aeroporto de Lisboa para a ILHA DO PICO.
– 09h30 – Desembarque e transporte para a Madalena para iniciar o percurso pedestre “Vinhas da Criação Velha” com 7 km, travessia, de dificuldade fácil. A Criação Velha é caracterizada pelos negros currais basálticos que envolvem as videiras da Ilha e lhe atribuem as propriedades do vinho típico do Pico.
– Almoço em restaurante local.
– Visita ao Museu dos Baleeiros, um expoente máximo da memória desta atividade centenária do arquipélago e que se encontra nas três antigas casas de botes baleeiros no cais das Lages do Pico.
– Deslocação para iniciar o percurso pedestre “Mistérios do Sul do Pico”, com 8 km, travessia, de dificuldade fácil. O trilho “Mistérios do Sul do Pico” inicia-se no Parque Florestal de São João, passando por dois Mistérios (São João e Silveira). A denominação “Mistérios” refere-se aos campos de lava decorrentes das erupções históricas que ocorreram nas ilhas, para as quais os habitantes não tinham justificação, sendo por isso mistérios da Natureza.
– Deslocação para hotel Caravelas, check-in e jantar.

 30 Agosto, (terça-feira)

– 06h00 – Deslocação para a Montanha do Pico. Chegada e registo na Casa da Montanha para dar início à mais desafiante “Caminhada de subida ao Pico” e subir para uma fascinante experiência, que provavelmente para alguns só farão uma vez na vida, dado que requer algum esforço e preparação física, mas que nunca se irão esquecer. É um percurso de montanha para o ponto mais alto de Portugal com 2351 metros, com cerca de 4 Km na subida e outros tantos na descida e de dificuldade difícil. Se quiser ter esta experiência na sua vida, comece já a sua preparação física (esqueça as escadas rolantes e elevadores e caminhe mais!).
– Almoço piquenique.
– Terminada a caminhada vamos até à belíssima Lagoa do Capitão e visita a São Roque do Pico.
– No final da tarde regresso ao hotel, jantar e descanso.

31 Agosto, (quarta-feira)

– Pequeno almoço e check-out.
– 07h45 – Embarque no ferry AtlanticoLine em direção à ILHA DE S. JORGE.
– 09h15 – Deslocação para iniciar o percurso pedestre “Pico do Pedro na Fajã do Ouvidor” com 17 km, travessia, de dificuldade média (Opção de fazer só parte do percurso). Esta rota linear, ao longo da cordilheira montanhosa, percorre a zona central da ilha entre o Pico do Pedro, passando pelo Pico da Esperança, zona mais alta da ilha com 1053 metros de altitude e termina na Fajã do Ouvidor na costa Norte. O percurso desenvolve-se parcialmente pela cordilheira vulcânica central, entre os 800 e os 1000 metros de altitude.
– Almoço piquenique durante o percurso pedestre.
– No final, visita às Velas com passagem por: Arco Natural das Velas, Igreja da Misericórdia, Praça da República, Avenida dos Baleeiros e Igreja de S. Jorge.
– Deslocação para hotel Hotel S. Jorge Garden, check-in e jantar.

01 Setembro, (quinta-feira)

– Pequeno almoço e check-out.
– 09h00 –  Embarque no ferry AtlanticoLine em direção à ILHA do FAIAL.
– 11h30 – Chegada e início do percurso pedestre “Caldeira” com 7 kms, circular, de dificuldade fácil.
Este percurso desenrola-se a uma altitude compreendida entre os 840 e os 1040 metros. À medida que contornamos a Caldeira aproveitamos as vistas sobre a costa Norte e Oeste, mas também para o seu interior e vista da montanha do Pico. No caminho subimos para o Cabeço Gordo, o ponto mais alto do trilho com 1043 metros de altitude. O interior da Caldeira é impressionante, olhando é difícil acreditar que ela possui 400 metros de profundidade. O seu interior repleto de flora luxuriante típica da floresta Laurissilva, e lagos necessita de autorização especial e guia credenciado para ser visitado.
– Almoço piquenique.
– Percurso pedestre “Dez Vulcões” (parcial) com 7 kms, linear, de dificuldade média. Esta rota desenvolve-se em reserva natural da Caldeira do Faial, em área de paisagem protegida da Zona Central e termina em área protegida para gestão de habitats ou espécies dos Capelinhos, Costa Noroeste e Varadouro. Ao longo do passeio é notória a génese da ilha com passagem nos Geossítios da Caldeira, cordilheira vulcânica da Península do Capelo e zona do Vulcão dos Capelinhos e Costado da Nau. Este percurso inicia-se a uma altitude compreendida entre os 800 e os 900 metros,
– Terminado o percurso, visita ao Vulcão dos Capelinhos, zona mais emblemática da Ilha do Faial, com passagem pelo Miradouro das Cabras.
– Saída para o hotel Horta, check-in e jantar.

02 Setembro, (sexta-feira)

– Pequeno almoço e check-out.
– início da visita à Marina da Horta e ao reconhecido Peter Café Sport, Antigo Colégio Jesuítas, Igreja Matriz, etc.
– Tempo livre para desfrutar das ofertas turísticas da região.
– Almoço em restaurante local com pratos típicos da região.
– Transfere para o aeroporto para formalidades de embarque e respetivo voo para Lisboa.
– 17h35 – Partida para Lisboa. Desembarque em Lisboa às 21:05 H.

caminhada-nas-ilhas-dos-acores

Consulte o programa integral, etc. aqui.


Ganhe 3 Jogadas:

Divulgue o codigo FAIAL pelos seus amigos para que todos possam participar!


Caminhadas Smile

Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
   2720-457 Amadora
914 839 887

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review