Aldeia do Piódão e Fraga da Pena - 09 e 10 Out 2021

por Caminhadas Smile

De 11/08/2021 a 06/10/2021 16:00
Sorteio em 06/10/2021 16:30

Prémios

Oferta de 5% de desconto na inscrição – 9 e 10 de outubro de 2021.

Caminhadas Smile assegura a sua inscrição, pelo que deve contactar diretamente o Patrocinador, através do número 914 839 887 (Sr. Fernando Lopes), ou email caminhadas.smile@gmail.com

Neste fim de semana pela bela Serra do Açor vamos percorrer lindíssimos trilhos na Aldeia do Piódão e Mata da Margaraça, Aldeia de Sardal, Aldeia de Pardieiros, Foz de Égua, e admirar a maravilhosa Cascata da Fraga da Pena, num local privilegiado de encontro com a natureza.

Aldeia de Xisto do Piódão

O Piódão é uma aldeia de xisto com uma beleza especial. Conhecida como a “aldeia presépio”, as suas casas de xisto que descem em socalco, tetos cobertos com lajes e portas e janelas pintadas de azul,  ocupam as ruas estreitas, íngremes e tortuosas, numa disposição irregular típica de povoações medievais. A maioria das casas segue ainda a estrutura de antigamente, com dois pisos, sendo que o térreo servia para arrecadação de alfaias agrícolas, salgadeiras e arcas de cereais, e o primeiro andar era para habitação da família.
Aqui se vive o silêncio e a comunhão com a natureza, num ambiente que, à noite, se torna ainda mais mágico, com as luzes saídas das janelas a desenhar a escarpa.

Mata da Margaraça

Ao longo do percurso vamos desfrutar da tranquilidade da mata, seus odores e sons característicos e observar: antiga represa de água; antigos terrenos agrícolas; um pequeno núcleo museológico na Casa da Eira; fornos de refugo (construção em xisto onde se preparava a madeira de castanho utilizada na manufatura das cestas); moinho de rodízio horizontal junto à ribeira, etc. As espécies vegetais características desta floresta podem observar-se ao longo de todo o percurso.

PROGRAMA

.
Sábado, 09 de Outubro

  • – 07:00 H – Saída de Lisboa em direção à Serra do Açor.
  • – 10:30 H – Início do trilho na aldeia de Pardieiros com cerca de 6 km, circular, dificuldade média, com passagem pela aldeia de Sardal.
  • – Percorrer o idílico lugar da Fraga da Pena, onde a água abre caminho por entre a vegetação e a superfície xistosa, para se despenhar numa majestosa cascata.
  • – Inicio do Trilho na Mata da Margaraça, 1,5 kms, circular, Fácil. Possibilidade de visitar o centro de Interpretação da Mata da Margaraça.
  • Check-in e jantar no Hotel em Piódão.

Domingo, 10 de Outubro

  • – 08:00 H – Pequeno almoço e check-out.
  • – 09:00 H – Trilho do Piódão / Foz D’Égua / Piódão, 8.5 km, circular, dificuldade média. Em Foz D’Égua situa-se uma praia fluvial de grande beleza, o ponto de encontro da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs, que correm em direção ao rio Alvoco.
  • – Visita à Aldeia de Xisto do Piódão com as suas casas de tetos cobertos com lajes e portas e janelas pintadas de azul.
  • – Regresso a Lisboa com chegada prevista pelas 20:30 h.

Este programa inclui:

  • – Alojamento em quarto duplo c/ pequeno almoço;
  • – Jantar de grupo;
  • – Guias e seguro;
  • – Transporte, se escolher a opção com transporte.

DICAS

– Use calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
– Use vestuário adequado ao tempo.
– O uso dos bastões ajudam a proteger as articulações, em particular as dos joelhos!
– Leve desinfetante para as mãos e Máscara (para usar nos pontos de encontro e quando se verifique necessário).
– Leve farnel e Água (1.5 l/pessoa) para as caminhadas.
– Máquina fotográfica para guardar recordações.

Consulte o programa integral, etc. aqui.


Ganhe 3 Jogadas:

Divulgue o codigo PIODAO pelos seus amigos para que todos possam participar!


Caminhadas Smile

Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
   2720-457 Amadora
914 839 887

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review