Caminhadas na Madeira e Porto Santo - 22 a 26 Set 21

por Caminhadas Smile

De 11/08/2021 a 15/09/2021 16:00
Sorteio em 15/09/2021 16:30

Prémios

Oferta de 5 % de desconto na inscrição – 22 a 26 de setembro de 2021.

Caminhadas Smile assegura a sua inscrição, pelo que deve contactar diretamente o Patrocinador, através do número 914 839 887 (Sr. Fernando Lopes), ou email caminhadas.smile@gmail.com

Nestas férias com Caminhadas na Madeira e Porto Santo, propomos-lhe percorrer duas ilhas viradas para o mar e abençoadas pelo sol, de 22 a 26 de Setembro de 2021

A Ilha da Madeira é um autêntico Éden, um oásis verdejante no meio do Atlântico. Nesta viagem com caminhadas na Madeira e Porto Santo vamos encontrar falésias imponentes, praias rochosas e montanhas envoltas em bruma, este destino inesquecível possui um convidativo clima subtropical e uma esplêndida beleza natural que serenamente poderemos desfrutar nesta viagem.

A ilha do Porto Santo (a ilha dourada) com a sua magnífica praia, em que, para além das águas translúcidas, a areia possui propriedades terapêuticas raras, e a enorme beleza paisagística que os vários trilhos proporcionam sobre as montanhas e picos, que têm como fundo, o oceano azul-turquesa.

ATIVIDADES E LUGARES A PERCORRER E VISITAR 

Ilha de Porto Santo: um paraíso atlântico, com a sua praia dourada, Vila Baleira, Vereda do Pico Branco e da Terra Chã, Miradouros, etc.

Ilha da Madeira: Funchal, Curral das Freiras, Porto Moniz, Machico, Santana e as suas casas típicas, Ponta de São Lourenço, Picos Arieiro e Ruivo e Pico das Torres, Levada do Alecrim, Cascata do Risco e Lagoa do Vento, Levada das 25 Fontes, Vereda do Larano, Levada das Queimadas, Jantar típico c/ folclore madeirense, etc. 

Caminhadas na Madeira e Porto Santo

Ponta de São Lourenço

 

 

 

 

Vereda da Ponta de São Lourenço
Ao longo do percurso vamos maravilhar-nos com as fabulosas paisagens da costa norte e sul da Ilha. É indescritível a sensação proporcionada pela apreciação da serenidade do mar do sul a contrastar com a agressividade do mar do norte.
No horizonte, a sul distinguem-se as Ilhas Desertas e a norte a “Ilha Dourada” do Porto Santo. Pelo caminho, ao sabor do vento….
(Pode ler mais abaixo, depois do Programa, mais informação dos lugares que vamos percorrer e visitar).
.

PROGRAMA

NOTA: Devido às dificuldades de voos, os lugares para participação neste evento, assim como o preço aqui apresentado, só poderão ser assegurados até 20 de Junho/21. Depois desta data poderá não se conseguir lugar no voo, ou os preços serem superiores.

Quarta feira, 22 de Setembro

  • – 07:10 H – Saída de Lisboa (horários de partida e chegada previsíveis).
  • – 09:00 H – Chegada à Madeira e transfere para o Hotel.
  • – Visita ao emblemático Mercado dos Lavradores, um edifício com arquitetura do Estado Novo e com grandes painéis de azulejos da Faiança Batisttini de Maria de Portugal, datados de 1940 e pintados com temas regionais. Visita à Sé Catedral do Funchal e passeio marítimo.
  • – 12:30 H – Almoço.
  • – Percurso pedestre Vereda Ponta S. Lourenço. 4 Km (ida). Dificuldade média.
  • – Regresso de barco pela costa com passagem na Gruta dos Pombos, Baía d’Abra, Ponta do Buraco e Ponta das Gaivotas.
  • – Visita/passagem pela bela e riquíssima Quinta do Lorde.
  • – 20:00 H – Check-in no hotel no Funchal. Jantar no hotel.

Quinta feira, 23 de Setembro

  • – Pequeno almoço no hotel.
  • – 08:00 H – Travessia Funchal-Porto Santo no navio Lobo Marinho, em que vamos passar na zona de encontro do Mar do Sul com o Mar do Norte.
  • – 10:30 H – Chegada à ilha dourada.
  • – Transfere para o local do início do percurso pedestre Vereda do Pico Branco e da Terra Chã.
  • – 11:00 H – Início do percurso pedestre Vereda do Pico Branco e da Terra Chã  (Facultativo)6 Km (Ida e volta). Dificuldade média, com subida e descida algo íngreme. A opção é ficar na praia de areia fina e dourada e ir conhecer a cidade de Vila Baleira.
  • – 15:00 H – Transporte para visita a vários miradouros da ilha para apreciar e fotografar a enorme beleza paisagística nestes pontos altos sobre as montanhas e picos, que têm como fundo, o oceano azul-turquesa. Segue-se uns mergulhos na praia e visita à cidade.
  • – 20:00 H – Partida para o Funchal.
  • – 22:30 H – Chegada ao Funchal e regresso ao hotel.

Sexta feira, 24 de Setembro

  • – Pequeno almoço.
  • – Deslocação para o Paul da Serra e Rabaçal.
  • – Percurso pedestre Levada do Alecrim, cascata do Risco e Lagoa do Vento. 8 Km. Dificuldade média/fácil.
  • – Almoço (Picnic).
  • – Percurso pedestre pela Levada das 25 Fontes. Cerca de 4 Km, dificuldade média/fácil.
  • – Deslocação para Porto Moniz para sua visita e banhos nas piscinas naturais.
  • – Regresso pela costa Norte da Ilha da Madeira com possibilidade de observação da grande cascata Véu da Noiva. Continuação da viagem para o Funchal com passagem por São Vicente, Ribeira Brava e Camara de Lobos.
  • – 20:00 H – Jantar típico com folclore madeirense.

Sábado, 25 de Setembro

  • – 08:00 H – Pequeno almoço
  • – Percurso pedestre do Pico do Areeiro/ Pico Ruivo/Achada do Teixeira. Cerca de 10 km, dificuldade média+. (Opcional)
  • – Percurso pedestre Pico das Pedras/Queimadas. 4 Km (Ida e volta). Dificuldade fácil.
  • – 13:00 H – Almoço (Picnic).
  • – Percurso pedestre Achada do Teixeira/Pico Ruivo. 5,6 Km (Ida e volta). Dificuldade média baixa.
  • – 20:00 H – Jantar no hotel.

Domingo, 26 de Setembro

  • – 08:00 H – Pequeno almoço e Check-out.
  • – Percurso pedestre Vereda do Larano (Machico), um espetacular trilho que envolve a componente agrícola em que observamos os campos cultivados com frutos e legumes típicos daquela zona, num misto de interação com os pequenos bosques exóticos, e dá a descobrir o edílico cenário das encostas da Madeira. Percurso linear, cerca de 8 kms, médio.
  • – 13:00 H – Almoço picnic.
  • – De tarde, visita ao miradouro da Eira do Serrado e descida ao Curral das Freiras.
  • – Tempo livre para visitas no Funchal (opcional) , em que poderá subir no Teleférico desde a baixa do Funchal até ao Monte, visita ao Jardim Tropical Monte Palace, visita ao Museu Monte Palace situado no Jardim Tropical Monte Palace, descida nos tradicionais Cestos de Vime, visita ao Jardim Botânico, etc.
  • – 19:00 H – Check-In no aeroporto.
  • – 21:10 H – Partida para Lisboa.
  • – 22:55 H – Chegada a Lisboa (hora previsível).
Caminhadas na Madeira e Porto Santo

Praia de Porto Santo

Este programa inclui: as viagens de avião Lisboa/Funchal e Funchal/Lisboa, transferes no Funchal para o hotel e todas as atividades, travessia Funchal Porto Santo e regresso no Navio Lobo Marinho, transfer em Porto Santo para as atividades e visita pelos miradouros, guias, caminhadas e visitas descritas no programa, dormida com meia pensão (4 jantares (1 jantar é típico com folclore Madeirense) e 4 peq. almoços. Às refeições as bebidas incluídas são: água e vinho). Seguros. Nos voos, está incluída bagagem de cerca de 10 kg/pessoa na cabine.

DICAS

– Use calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
– Use vestuário adequado ao tempo.
– Os bastões ajudam a poupar os joelhos.
– Leve desinfetante para as mãos e Máscara (para usar nos pontos de encontro e quando se verifique necessário).
– Farnel para picnic e Água, 1.5 l/pessoa.
– Máquina fotográfica para guardar recordações

Mais informação dos lugares que vamos percorrer e visitar:

Ilha de Porto Santo – Praias de tirar o fôlego. O Porto Santo é a mais pequena ilha habitada do arquipélago da Madeira e A beleza primitiva das paisagens encanta todos os que decidem caminhar através dos atalhos e caminhos da ilha. Com um ambiente calmo e qualidades terapêuticas à espera de ser vivido e explorado, é banhada por águas turquesas, sendo a sua principal caraterística a praia de areia fina e dourada que, estendendo-se ao longo de 9 km, convida a muitos banhos de sol e de mar. Saúde e bemestar andam de mãos dadas nesta magnífica praia, dado que, para além das águas translúcidas, a areia possui propriedades terapêuticas raras. É muito suave, leve e pouco abrasiva, e é composta principalmente por carbonato de cálcio, sob forma de calcite, que lhe confere propriedades térmicas muito particulares. Além da praia, a cidade de Vila Baleira conta histórias e lendas de um passado mais ou menos remoto, como é o caso da Casa Museu onde em tempos viveu Cristóvão Colombo.

Vereda da Ponta de São Lourenço Ao longo do percurso podemos maravilhar-nos com as fabulosas paisagens da costa norte e sul da Ilha. É indescritível a sensação proporcionada pela apreciação da serenidade do mar do sul a contrastar com a agressividade do mar do norte. No horizonte, a sul distinguem-se as Ilhas Desertas e a norte a “Ilha Dourada” do Porto Santo. Pelo caminho, ao sabor do vento característico desta zona, poderemos apreciar lindíssimos exemplares de espécies únicas da fauna e flora da Região. Também existem formações rochosas muito curiosas, resultado da origem vulcânica da Ilha. Depois de alguns quilómetros, podemos descer até a beira-mar e desfrutar do sossego e frescura do mar azul-turquesa do sul.

Trilho do Pico do Arieiro ao Pico Ruivo. Gostaria de tocar nas nuvens mas com os pés assentes no chão? O Pico do Arieiro é o terceiro pico mais alto da ilha da Madeira (1818 m) e irá oferecer-nos paisagens incríveis e um dos mais espetaculares percursos pedestres da Madeira. Em dias de sol e sem nuvens, vamos poder admirar a vista sobre Curral das Freiras, sobre os dois picos mais altos da ilha (Pico das Torres (1851 m) e Pico Ruivo (1862 m)) e sobre a bela Ponta de São Lourenço, que é onde vamos fazer o trilho no dia de chegada à Madeira.

Vereda do Pico Ruivo Este percurso leva-nos até ao Pico Ruivo, o mais alto da Ilha da Madeira com 1861 metros de altitude. À medida que vamos avançando, vão surgindo maravilhosas paisagens compostas pelas imponentes montanhas e picos da ilha, como o Pico das Torres e o Pico do Areeiro. Pare de vez em quando e sinta a grandiosa sensação de estar cada vez mais próximo do céu e deslumbre-se pelas vistas extraordinárias que o passeio proporciona. Já no Pico Ruivo, aproveitamos para descansar, fazer um lanche ou visitar a casa de abrigo. Por fim, não deixe de ir ao topo do pico e extasiar-se com a paisagem e vistas arrebatadoras, dos picos e povoações. Em dias de bom tempo, poderemos ter uma visão de 360º da ilha com os seus vários pontos destacados: Curral das Freiras, Porto Santo, Desertas, Ponta de São Lourenço e outros.

Levada do Alecrim, Levada das 25 Fontes, Cascata do Risco e Lagoa do Vento. As Levadas são canais de irrigação que se podem encontrar na ilha da Madeira e na ilha de La Palma, nas Canárias. Na ilha da Madeira, a origem das levadas deveu-se à necessidade de trazer grandes quantidades de água das vertentes orientadas a norte, onde abunda, para o lado sul da ilha. Um verdadeiro conto de fadas, num paraíso verde com paisagens de cortar a respiração, que tem início na casa do Rabaçal. Até chegar à majestosa cascata, o percurso é extraordinariamente verde. Intercalam-se vistas magníficas entre montanhas imensas. A água está sempre presente durante o percurso. A brotar das paredes, a correr serena pela levada, a cair do céu nos dias de chuva. É um trilho fantástico para ser realizado em qualquer altura do ano. Ao chegar à cascata deixe-se deslumbrar pela vista arrebatadora da imensa cascata a cair sobre a lagoa fria e cristalina. Aproveite para relaxar ao som da água a cair.

Consulte o programa integral, etc. aqui.


Caminhadas Smile

Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
   2720-457 Amadora
914 839 887

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review