Férias de Verão nos Altos Pirenéus - 25 a 29 Ago 21

por Caminhadas Smile

de 2021-08-11 10:00:00+00:00 a 2021-08-20 16:00:00+00:00
sorteio em 2021-08-20 16:30:00+00:00

Prémios

1º Prémio

Oferta de 5 % de desconto na inscrição

Oferta de 5 % de desconto na inscrição – 25 a 29 de agosto de 2021.

Caminhadas Smile assegura a sua inscrição, pelo que deve contactar diretamente o Patrocinador, através do número 914 839 887 (Sr. Fernando Lopes), ou email caminhadas.smile@gmail.com

Gavarnie, Troumouse, Lourdes e Burgos

E que tal umas mini Férias de Verão nos Altos Pirenéus e fugir ao pico do calor deste ano em Portugal, rumo a paragens mais frescas? Desta vez proponho-lhe alguns dias nos Altos Pirenéus, fonte de lenda e superstição, a muralha coroada de branco que se ergue entre a Península Ibérica e o resto da Europa.
Num só passeio juntamos cultura, gastronomia e paisagens de tirar o fôlego. Venha conhecer o misticismo de Lourdes, encante-se com a pitoresca aldeia de Saint-Pé-de-Bigorre, e o laborioso trabalho das águas nas Grutas de Bétharram, as quais vamos atravessar a pé, de barco e comboio pelo seu interior, deslumbre-se com a imponência dos Circos Glaciares de Gavarnie e de Troumouse, com uma super cascata de 422 m de altura, e enriqueça os seus conhecimentos com os imensos pontos de referência históricos, de particular importância, que lhe vão ser mostrados nas visitas às cidades de Burgos e Lourdes.  (Pode ler mais abaixo informação dos lugares que vamos percorrer e visitar).

Férias de Verão nos Altos Pirenéus

 
.
PROGRAMA

Quarta feira, 25 / Quinta feira 26 de Agosto

  • – 21:00 H – Saída de Lisboa quarta feira dia 25 em direção a Lourdes (possível tomada de participantes na Guarda), numa viagem com passagem nas zonas de Salamanca, Valladolid, Burgos, San Sebastian, Biarritz, Pau e chegada a Lourdes, com algumas paragens técnicas pelo caminho.
  • – 13:00 H – Check-in no hotel e almoço.
  • – 15:00 H – Pequena caminhada com passagem pela Pista Olímpica de Águas Bravas no rio Gave de Pau. Dificuldade Fácil.
  • – 16:00 H – Visita às deslumbrantes Grutas de Bétharram com travessia de barco e comboio no interior das grutas.
  • – 18:30 H – Tempo livre em Lourdes. Jantar no hotel.

Sexta feira, 27 de Agosto

  • – 08:00 H – Pequeno almoço e deslocação para Gavarnie.
  • – 09:30 H – Chegada à vila de Gavarnie e percurso pedestre Chemin des Espurgues para o Circo de Gavarnie e Cascata. 10 Km, Dificuldade Média.
  • – 13:00 H – Almoço de pic-nic.
  • – 16:00 H – Regresso a Lourdes. Percurso pedestre Chemin de Bernardette e visita à cidade de Lourdes. 4 Km. Dificuldade Fácil.
  • – 20:00 H – Jantar no hotel. Tempo livre. Possibilidade de assistir à famosa procissão das velas no Santuário de Lourdes.

Sábado, 28 de Agosto

  • – 08:00 H – Pequeno almoço e deslocação para Troumouse.
  • – 10:00 H – Início do percurso pedestre pelo Circo de Troumouse. 13 Km, Dificuldade média.
  • – 13:00 H – Almoço de pic-nic.
  • – 17:00 H – Regresso a Lourdes.
  • – 20:00 H – Jantar no hotel. Tempo livre.

Domingo, 29 de Agosto

  • – 08:00 H – Check-out do Hotel. Deslocação para Burgos.
  • – 13:00 H – Almoço em Burgos.
  • – 14:00 H – Visita ao centro histórico de Burgos.
  • – 15:30 H – Viagem de regresso a Lisboa com algumas paragens técnicas pelo caminho.
  • – 01:00 H – Chegada a Lisboa (Previsão).

 

DICAS

– Use calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
– Use vestuário adequado ao tempo.
– O uso dos bastões ajudam a proteger as articulações, em particular as dos joelhos!
– Leve desinfetante para as mãos e Máscara (para usar nos pontos de encontro e quando se verifique necessário).
– Leve farnel para peq. almoço do 1º dia e jantar para o último dia e Água, 1.5 l/pessoa, para as caminhadas.
– Máquina fotográfica para guardar recordações

Férias de Verão nos Altos Pirenéus

CONHECER OS LUGARES

Lourdes

Como diriam os franceses: “Lourdes, c’est magnifique”. Situada no sudoeste dos Pirenéus, rodeada pelo Gave de Pau, o seu estatuto como centro de peregrinação foi grandemente consolidado pela aparição da Virgem Maria a Santa Bernardete, em 1858, na Gruta de Massabielle. A cidade, terceiro destino de peregrinação católica do mundo (depois da Cidade do Vaticano e do Santuário de Guadalupe, no México), está repleta de actividade religiosa, recebendo cerca de 6 milhões de visitantes por ano, com oportunidades para assistir a missas, participar na Procissão das Velas que se realiza diariamente ou visitar locais sagrados como a Gruta das Aparições, a Basílica da Imaculada Conceição ou a Basílica Santo Pio XII. Fora do contexto religioso é ainda possível visitar o Castelo-Forte de Lourdes ou passear pelas pitorescas ruas da cidade, pejadas de pequenas lojas.

Grutas de Bétharram

Descobertas em 1819 por um soldado da Velha Guarda de Napoleão, as Grutas de Bétharram são umas das mais belas da Europa e certamente aquelas cuja visita é mais interessante. A parte visitável das grutas estende-se por 2,8km, com um desnível de uns impressionantes 80m, através de uma grande variedade de formações geológicas. De referir que o percurso é efectuado primeiro a pé (cerca de 2,0km), depois num curioso barco (cerca de 100m) e finalmente num pequeno comboio (cerca de 700m). O percurso subterrâneo do curso de água que formou as grutas é de 3,5km.
O visitante penetra na montanha através de uma abertura natural na encosta, a uma cota elevada, e a parte superior das grutas compreende várias salas ricas em concreções, com majestosas estalactites e estalagmites. Um verdadeiro abismo liga este nível ao nível do rio, seguindo por uma estreita falha natural, testemunho do milenar trabalho da água. A saída efectua-se através de um túnel escavado entre 1913 e 1924, terminando num edifício datado de 1924, um dos primeiros edifícios franceses em betão armado, onde é possível retemperar forças no café ou adquirir recordações.

Circo Glaciar de Gavarnie

O circo de Gavarnie é um circo glaciar situado na parte francesa do maciço montanhoso dos Pirenéus, na comuna de Gavarnie, departamento dos Altos Pirenéus e região de Midi-Pirenéus. Faz parte do Parque Nacional dos Pirenéus e desde 1997 que está classificado pela UNESCO como Património Mundial, como parte do sítio Pirenéus-Mont Perdu, partilhado entre a França e a Espanha, e faz parte da Rede dos Grande Sítios de França.
Constituído por uma muralha rochosa semicircular com seis quilómetros de perímetro, é um dos locais mais visitados dos Pirenéus franceses. O terreno calcário cinzento, rosa e ocre foi retorcido e elevado a mais de 3 000 metros de altitude. A parede tem cerca de 1 500 m de altura desde o fundo do vale até a alguns dos cumes mais altos dos Pirenéus, como o Grande Astazu, a torre do Marboré (ou de Gavarnie), o pico do Taillón, o pico do Casco do Marboré (ou de Gavarnie) e o pico do Marboré. Este último, com 3 248 m de altitude, é o ponto mais alto do circo.
A cascata de Gavarnie, situado no circo, tem 422 m de altura e é frequentemente apontada como a mais alta da França Metropolitana e mesmo da Europa. A Brecha de Rolando é outra curiosidade geológica do circo; trata-se de uma fresta natural na crista do circo, situada a 2 807 m de altitude, com 40 m de largura e 100 m de altura que marca a fronteira entre Espanha e França.

Circo Glaciar de Troumouse

No Parque Nacional dos Pirenéus, a uma altitude de 2 100 metros, está situado o Circo Glaciar de Troumouse, cercado por paredes de alta montanha que medem um total de quatro quilômetros de diâmetro, com uma forma circular quase perfeita.
Na parte mais alta da montanha encontra-se o pico de Munia com 3133 metros, acompanhado pelo pico de Aguillous (2.851 m), o pico de Gerbats (2.904 m), o pico de Troumouse (3.085 m), o Pene Blanque (2.905 m), picos de Estaubé (2.810 m) e Montferrant Tuque (2.639 m).
Em determinado ponto de observação, no coração do circo, a visão geral do local é excecional e a cor, magnífica! Dentro do circo, prados atravessados por riachos que fluem para o Lago Aires onde pastam tranquilamente rebanhos de vacas e ovelhas, criam uma panorâmica excecional.

Burgos

Burgos é uma cidade no norte da Espanha e a capital histórica de Castela. Está situado na confluência dos afluentes do rio Arlanzón, à beira do platô central ibérico. Tem cerca de 180 mil habitantes na cidade atual e outros 20 mil na área metropolitana. É a capital da província de Burgos, na comunidade autónoma de Castela e Leão. Burgos já foi a capital da Coroa de Castela, e as leis de Burgos ou Leyes de Burgos, que primeiro governaram o comportamento dos espanhóis em relação aos nativos das Américas, foram promulgadas aqui em 1512.
Tem muitos pontos de referência históricos, de particular importância; a Catedral de Burgos (a única catedral de Espanha reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO), sede da Arquidiocese Metropolitana de Burgos, o Mosteiro Las Huelgas Reales e Miraflores Charterhouse. Um grande número de igrejas, palácios e outros edifícios da era medieval permanecem. A cidade está rodeada pelos parques Fuentes Blancas e Paseo de la Isla.
A cidade é o principal cruzamento do norte de Espanha ao longo do Caminho de Santiago, que é paralelo ao rio Arlanzón.
O Museu da Evolução Humana foi inaugurado em 2010, único em todo o mundo e projetado para se tornar um dos 10 melhores museus mais visitados de Espanha. O museu apresenta os primeiros europeus, que viveram nesta área há 800 mil anos atrás.

 

Consulte o programa integral, etc. aqui.


Current language: locale.