VIII Ciclo de Concertos a 6 Órgãos - Palácio Nacional de Mafra

por Palácio Nacional de Mafra

De 03/10/2019 a 31/10/2019 16:00
Sorteio em 31/10/2019 16:30

Prémios

Oferta de Duas entradas para o Concerto a 6 Órgãos, no dia 3 de Novemdro de 2019 às 16h00, no Palácio Nacional de Mafra.

O Vencedor deste passatempo deverá entrar em contacto com o Palácio Nacional de Mafra para confirmação de presença e reserva de bilhete.

VIII Ciclo de Concertos a 6 Órgãos - Palácio Nacional de Mafra, teve início no dia 5 de Maio  de 2019 às 16h00.

 Realizam-se todos os 1ºs Domingos do mês às 16h00 ( De Maio à Dezembro de 2019)

 

A Basílica do Palácio Nacional de Mafra possui um conjunto instrumental de 6 órgãos históricos de princípios do século XIX único no mundo.

Foi um projecto organístico verdadeiramente inovador, por considerar um conjunto integrado de seis órgãos, em vez dos habituais dois instrumentos de grandes proporções, geralmente colocados no coro alto das igrejas.

O que faz deles um conjunto único não é o seu número – já de si notável – mas o facto de terem sido construídos ao mesmo tempo e de terem sido concebidos originalmente para tocar em conjunto.

Os actuais seis instrumentos foram encomendados durante a regência de D. João VI, para substituir os primitivos que estavam degradados.

Foram construídos pelos dois mais importantes organeiros portugueses do tempo – António Xavier Machado e Cerveira e  Joaquim António Peres Fontanes – tendo sido terminados entre 1806 e 1807.

Na Capela-mor do lado Norte, encontra-se instalado o órgão do Evangelho e do lado Sul, o órgão da Epístola.

Os restantes quatro situam-se nas paredes laterais do transepto, respectivamente órgão da Conceição (Sul/Este), órgão de Santa Bárbara (Sul/Oeste), órgão do Sacramento (Norte/oeste) e órgão de S. Pedro de Alcântara (Norte/Este).

Os 6 instrumentos são em pau-santo, com aplicações de ferragens de bronze executadas no Arsenal de Lisboa representando flores, festões, colunas e capitéis e ainda diversos instrumentos musicais, como trompas e violinos, penas de escrever, tinteiros e pautas de música. O escultor Carlo Amattuci foi responsável pelo medalhão com o retrato de D. João VI, que se vê no órgão da Epístola.

Lord Byron, depois de visitar Mafra, refere nas suas cartas, serem estes 6 órgãos “... os mais belos que vi, quanto a decoração”.

Na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra existe um núcleo de partituras de importantes músicos portugueses como João de Souza Carvalho,  Marcos Portugal ou ainda João José Baldi, destinadas a estes órgãos e que apenas aqui podem ser tocadas.

Após a conclusão do restauro no ano de 2010, tem havido uma programação regular de concertos, que se realizam todos os 1ºs domingos do mês às 16h.

 

Código OfertaNACIONAL (insira este código e participe gratuitamente)


Ganhe 3 Jogadas:

Divulgue o codigo NACIONAL pelos seus amigos para que todos possam participar!


SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review