PT | EN

Vila Compasso

Vila Compasso é um conto musical para crianças, transformado agora em livro. Visa entreter o mundo infantil através da personificação de alguns instrumentos musicais e aproximar, desta forma, o público da música erudita.

O livro pretende trazer para cada lar um conto musical e tornar cada pai/mãe, irmão/irmã, tio/a, primo/a ou avô/ó, no narrador das peripécias da Vila Compasso e do mistério em torno do desaparecimento de uma sinfonia. Criando um bom momento de investigação familiar, e proporcionando a alegria da resolução de um enigma em conjunto, através de um rico glossário musical.

São autores o compositor João Gaspar e a ilustradora Sara Navarro.

Vila Compasso - Livro Infantil

Texto: João Gaspar

Ilustração: Sara Navarro

Coordenação da Edição: Alfarroba

Design: Alfarroba | Catarina Amaro da Costa

Edição: Março 2018

Lançamento: 17 de Março 2018 na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, Leiria

Vila Compasso, antes de ser livro, é um espetáculo musical pedagógico, concebido para crianças, com vista a divulgar os instrumentos musicais das demais famílias e aproximar o público da música erudita, por intermédio da integração de várias dimensões artísticas.

Este projeto comporta a narração de uma história infantil, acompanhada pela música que a descreve e ilustrada por esquiços que dão dimensão física às personagens e ambientes envolventes. Em 60 min., a plateia é transportada para uma fantasia bem terrena, onde os instrumentos musicais dão voz às personagens e as ilustrações projetadas na tela encarnam o mundo imaginado.

O texto aborda conceitos da teoria musical como tempo, ritmo e melodia ou intensidades, bem como os aparelhos como o metrónomo e os próprios instrumentos musicais, e enquadra-os num contexto personificado, estabelecendo uma empatia com o ouvinte que, mais facilmente, os apreende.

Preferencialmente, o espetáculo dirige-se a crianças com idades compreendidas entre os quatro e os doze anos, a escolas dos primeiro e segundo ciclos do ensino básico e a famílias, pela sua natureza educativa.

Estrutura Artística/Técnica:

Diretor Artístico: João Gaspar

Música Original / Composição: João Gaspar

Ilustração e / ou Web Design: Sara Navarro

Músicos: Violino, Flauta Transversal, Clarinete, Saxofone Barítono, Trompete, Trombone-baixo, Acordeão, Percussão, Guitarra Clássica, Piano.

Maestro: João Gaspar

Narrador

Assistente de Imagem: na régie

Produção: Goretti Queirós

 

Sobre o Autor:

João Gaspar - Direção Artística, Autoria

Diploma de mérito de melhor aluno da Escola Profissional Metropolitana, licenciado pela Academia Nacional Superior de Orquestra, é membro da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa.

A sua jovem carreira musical de intérprete é marcada por duas estreias nacionais como solista, colaboração com orquestras como Metropolitana, Orquestra Gulbenkian, ou Ensemble MPMP, integração da European Union Youth Wind Orchestra e a The World Orchestra, sob a batuta de grandes figuras do panorama mundial.

É professor convidado da Akademia Panstwowa Muzyczna w Krakowie (2017/18), Polónia, professor no Conservatório de Artes Performativas de Almada e Academia de Música de Óbidos e mestrando em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa.

Tem um acervo de composições e arranjos para as demais variadas formações e é o autor do musical e livro infantil Vila Compasso.

Marcações e informações:

Produtora - Goretti Queirós - 916 972 891 / producao.vila.compasso@gmail.com

Diretor Artístico - João Gaspar - 913 864 523 / vilacompasso.producoes@gmail.com

 

Facebook

 

Youtube 


SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review
--> -->