PT | EN

Caminhar, vindimar e pisar a uva no Douro


Caminhar, vindimar e pisar a uva no Douro

Sábado, 29 de Setembro às 7:00 - 22:00

Alto Douro Vinhateiro 

Caminhadas pelo Trilho em Favaios (Caminho de Santiago variante Coração do Douro) e Trilho de S. Cristovão do Douro. Vindimar e pisar a uva, prova de vinhos e passeio de barco no Douro.

No último fim de semana de Setembro vamos desfrutar do Vale do Douro da melhor forma possível, fazendo caminhadas por entre as vinhas, desfrutar das lindíssimas paisagens desta zona vinhateira, uma experiência marcante de vindimar e pisar a uva ao ritmo do grupo de cantares tradicionais e som da concertina, prova de vinhos assistida por enólogos e um tradicional jantar Duriense. E como cereja no topo do bolo, um relaxante passeio de barco pela belíssima região do Pinhão para desfrutar de um calmo navegar nas águas do Douro e contemplar as incríveis paisagens de vinhas em socalcos que se vão perfilando ao longo do seu leito.

Na sua origem, a apanha das uvas era um momento de grande celebração para as comunidades cujo principal sustento era a produção de vinho. O Vale do Douro, sempre foi uma das regiões portuguesas com mais forte tradição vinhateira. Em setembro, o fruto que dá origem a um dos vinhos mais conceituados do mundo está pronto para ser colhido e desde sempre, esta foi uma tarefa árdua.
Na verdade, aqueles que se dedicavam, entre outras atividades agrícolas, à colheita das uvas reuniam-se com familiares e amigos num espírito de entreajuda e forte sentido de comunidade, com comida regional servida à mesa e ao som do rancho folclórico local, conversas animadas e exclamações de felicidade das crianças que adoravam brincar ao redor do lagar.

Hoje em dia, a maior parte dos produtores de vinho em Portugal já modernizou todo o processo de produção, mas ainda se encontra o mesmo espírito de equipa e alegria em redor desta festa, que continua a reunir familiares e amigos sob o pretexto de convívio e fuga à rotina, pela experiência de aprendizagem e de autêntica celebração da cultura portuguesa nesta festa das Vindimas, em que se convidam também os turistas a fazer parte desta tradição, misturando-se saberes e nacionalidades, numa reunião intercultural incrível e que tem captado a atenção do mundo inteiro. Para muitos participantes, fazer parte da Festa das Vindimas, tornou-se uma das experiências mais memoráveis de sempre.

Programa

1º Dia – Sábado, 29 de Setembro

– 07:00 H – Partida de Lisboa para o Pinhão em carrinhas de turismo com algumas paragens pelo caminho.
– 12:00 H – Inicio da caminhada pelo Trilho de S. Cristovão do Douro, 6,5 Kms, Circular, dificuldade média.
– 13:00 H – Almoço picnic que cada um levar e depois continuação da caminhada.
– 15:30 H – Chegada e receção na Quinta. Iniciamos com uma visita ao museu interativo alusivo à história e cultura da vinha e do vinho na região do Alto Douro, saboreando um Moscatel de Honra ao som da concertina.
– 16:00 H – Deslocamo-nos até aos vinhedos onde se inicia o corte das uvas e o seu transporte para o lagar, acompanhados dos Cânticos Tradicionais Durienses;
– 17:00 H – Prova de Vinhos assistida pelos Enólogos da quinta sendo servidos também alguns aperitivos;
– 17:30 H – Inicio da pisa das uvas para quem queira, ao ritmo do grupo de cantares;
– 18:00 H – Prova documentada de vinhos licorosos;
– 20:00 H – Jantar Tradicional Duriense na Quinta.

2º Dia – Domingo, 30 de Setembro

– 08:30 H – Partida para Favaios.
– 09:30 H – Passeio pedestre "Caminho de Santiago variante Coração do Douro ". 9 Km – Dificuldade média. Com passagem e visitas a Favaios e Sanfins do Douro.
– 13:00 H – Almoço picnic que cada um levar ou refeição ligeira num restaurante em Pinhão.
– 14:00 H – Passeio de barco no Rio Douro – Pinhão.
– 15:30 H – Regresso a Lisboa com algumas paragens pelo caminho. Previsão de chegada a Lisboa - 20:30 H.

Para qualquer esclarecimento favor contactar Fernando Lopes 914 839 887 ou caminhadas.smile@gmail.com

Esta atividade tem número limitado de participantes. As inscrições devem ser feitas para caminhadas.smile@gmail.com com o nome, nif e contacto dos participantes.

Consulte Site para mais atividades e outras informações.

Dicas:
- Usar calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
- Uso de vestuário adequado ao tempo.
- Chapéu e protetor solar.
- Farnel e água 1.5 l.
- Máquina fotográfica para tirar recordações

Ver no Facebook

Muito obrigado pela sua participação.

Saudações com Smile
Fernando Lopes
914 839 887
Caminhadas Smile
Registo RNAAT nº 642/2015

Divulgue o código VINDIMA pelos seus amigos para que todos possam participar!


Caminhadas Smile

Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
   2720-457 Amadora
914 839 887

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review