PT | EN

Tentativas Contra a Vida Dela


Tentativas contra a Vida Dela, 

Coletivo SETESET ( Brasil)  

Espaço Escola de Mulheres (Clube Estefânia), de 24 a 27 de Maio de 2018 (5ª a domingo às 21h30)

Espetáculo que pesquisa a união das linguagens do teatro e do cinema e aborda a manipulação mediática sobre a vida de uma personagem ausente.

Sobre a Peça

Em cena, uma tela preenche todo fundo do palco. Cinco atores, compondo com as imagens projetadas, ora distorcem seu significado, ora o ratificam e, por vezes, entram na tela. Anne, personagem eixo da história, não é uma personagem qualquer. Ela é uma falta de personagem, uma ausência, cuja história vai sendo revelada, modificada, inventada. As figuras que surgem no palco não se relacionam ou refletem sobre a sua própria existência. Só falam dela: Anne. Discutem sobre a sua personalidade, sobre a sua história familiar, a sua vida sexual e afetiva, a sua infância e a sua relação com as estruturas de poder. Anne, no final de contas, pode ser tudo, uma artista plástica suicida, uma atriz porno ou uma vítima de uma tragédia, até mesmo um objeto, como um carro.

Os atores lançam-se nas tentativas de construção e desconstrução de um mundo mediado pelas imagens. As telas, as câmaras, os cortes, os quadros e a tecnologia são suportes indispensáveis na condução da encenação. Com uma crítica pertinente e um humor ácido, a peça vai frisando, cena a cena, cada vez com mais força, os aspectos do nonsense que se desdobra no prazer e no questionável poder de se estar diante da câmara, influenciando e sendo influenciado por tudo e todos, até que percamos a capacidade de discernir o que criamos do que somos.

Sobre o Grupo

O Seteset foi criado em meados de 2014 na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil). A partir de encontros semanais com profissionais do cinema, entre diretores, produtores e preparadores de elenco, foram realizados diversos encontros, séries de entrevistas e produções de curtas metragens, na busca pelo aprimoramento dos estudos de interpretação para a câmara. Foram produzidos três curtas originários das pesquisas de roteiro (Voyeur, Tempero e Ponto), além de clipes musicais como Cru, do artista Felipe Antunes, e Deus, da banda Vitrola Sintética, indicada ao Grammy Latino em 2015 pela música homônima. Do desejo de pesquisar a união das linguagens do teatro e do cinema, iniciou-se o projeto de montagem do espetáculo Tentativas Contra a Vida Dela, de Martin Crimp, em 2016. A peça estreou no ano seguinte, tendo recebido, durante a temporada, o convite da atriz portuguesa Fernanda Lapa para a realização de uma temporada em Lisboa. Após as apresentações em Portugal, em maio de 2018, está prevista outra temporada em São Paulo, no Teatro de Contêiner Mungunzá, em junho.

Sobre o Autor

Martin Andrew Crimp, dramaturgo e tradutor, tem em seu currículo mais de vinte peças teatrais. É considerado um dos mais brilhantes autores britânicos e mais traduzidos da língua inglesa. A dramaturgia de Crimp é caracterizada por uma sombria visão das relações humanas: nenhum de seus personagens parece experimentar amor ou alegria. Em grande parte, suas peças lidam com a violência contemporânea, com a crueldade, mas com senso de humor. Dentre os textos que tiveram mais sucesso está Tentativas Contra a Vida Dela, estreada em 1997 no Royal Court. A peça é considerada seu trabalho mais corajoso e inovador, tendo sido traduzida para mais de 20 idiomas.

Ficha Técnica

Texto: Martin Crimp / Tradução: Daniele Ávila Small / Direção: Alaissa Rodrigues e Pedro Costa / Elenco: Alaissa Rodrigues, Ana Elisa Mello, Helena Miguel, Leandro Oliveira e Pedro Costa / Figurino: Alaissa Rodrigues e Leandro Oliveira / Iluminação: Laura Salerno / Operação de Luz (Portugal): Manuel Abrantes / Vídeos: Pedro Costa / Operador de Vídeo (Brasil): Fred Peixoto de Azevedo / Operador de Som (Brasil): Artur Reis / Operador de Som e Vídeo (Portugal): Luís Lobo Pimenta / Auxiliar de Montagem de Som e Vídeo (Portugal): Mestre André / Atores convidados (vídeos): Paulo Vinícius Justo e Júlia Chelminski / Atores convidados (Off): Ana Paula Lopez, Artur Reis, Bete Dorgam, Bruno Sperança, Isabela Lisboa, Jackeline Stefanski, Roberto Mello e Sol Faganello / Coreografia: Ana Elisa Mello e Fernando Mariano / Preparador Corporal: Diogo Granato / Músicas: A Câmera Te Ama, de Rani Guerra, e Girl Next Door, de Gabriel Dellilo / Pesquisa Sonora : Gabriel Dellilo / Trilha Sonora: Kezo Nogueira e Otávio Carvalho / Produção e Realização: Grupo Seteset / Assistente de Produção: Isabela Lisboa / Apoio: Patas Furiosas, Carpintaria do Ator, Oroboro Cia de Teatro, Etcetera Produções, Coqueiro Filmes, Núcleo Conversões Eletrônicas, Coletivo 47 e Acervo Roupa de Santo / Acolhimento Internacional: Escola de Mulheres  

Da Voz Humana 2018

Ciclo de Leituras Encenadas, coordenação artística Marta Lapa

Duração: 70 minutos

Classificação etária: M/16

Informações e reservas (3ª a dom. das 15h às 20h) geral@escolademulheres.com ou (+351) 915 039 566  

Divulgue o código TENTATIVA pelos seus amigos para que todos possam participar! 

 

 


Escola de Mulheres

Clube Estefânia
Rua Alexandre Braga nº 24 A.
   1000-232 Lisboa
915 039 568

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review