PT | EN

Levadas da Madeira, Picos Ruivo e Arieiro


Levadas da Madeira, Picos Ruivo e Arieiro (ou Areeiro)

Nestas mini férias de verão proponho-lhe caminhar numa ilha virada para o mar e abençoada pelo sol.
A Ilha da Madeira é um autêntico Éden, um oásis verdejante no meio do Atlântico. Com falésias imponentes, praias rochosas e montanhas envoltas em bruma, este destino inesquecível possui um convidativo clima subtropical e uma esplêndida beleza natural que serenamente poderemos desfrutar.

Vereda da Ponta de São Lourenço

Ao longo do percurso podemos maravilhar-nos com as fabulosas paisagens da costa norte e sul da Ilha. É indescritível a sensação proporcionada pela apreciação da serenidade do mar do sul a contrastar com a agressividade do mar do norte.
No horizonte, a sul distinguem-se as Ilhas Desertas e a norte a “Ilha Dourada” do Porto Santo.
Pelo caminho, ao sabor do vento característico desta zona, poderemos apreciar lindíssimos exemplares de espécies únicas da fauna e flora da Região. Também existem formações rochosas muito curiosas, resultado da origem vulcânica da Ilha. Depois de alguns quilómetros, podemos descer até a beira-mar e desfrutar do sossego e frescura do mar azul-turquesa do sul. Aproveite para dar um mergulho e regressar mais fresco e leve. Bom passeio!

Levada do Caldeirão Verde

As Levadas são canais de irrigação que se podem encontrar na ilha da Madeira e na ilha de La Palma, nas Canárias. Na ilha da Madeira, a origem das levadas deveu-se à necessidade de trazer grandes quantidades de água das vertentes orientadas a norte, onde abunda, para o lado sul da ilha.
Um verdadeiro conto de fadas, num paraíso verde com paisagens de cortar a respiração, que tem início na casa das Queimadas. Até chegar à majestosa cascata, o percurso é extraordinariamente verde. Intercalam-se vistas magníficas sobre a vila de São Jorge e as montanhas imensas.
A água está sempre presente durante o percurso. A brotar das paredes, a correr serena pela levada, a cair do céu nos dias de chuva. É um trilho fantástico e seguro para ser realizado em qualquer altura do ano.
Iremos encontrar alguns túneis pelo caminho, por isso não se esqueça de levar uma lanterna e proteger a cabeça.
Ao chegar à cascata do Caldeirão Verde, deixe-se deslumbrar pela vista arrebatadora da imensa cascata a cair sobre a lagoa fria e cristalina. Aproveite para relaxar ao som da água a cair.

Vereda do Areeiro - Pico Ruivo

Este caminho desenrola-se pelas imensas e grandiosas montanhas da Ilha da Madeira. Ao longo do percurso, é possível apreciar as maravilhosas paisagens compostas pelas formidáveis formações rochosas, por vezes cobertas pelas nuvens e, aqui e ali uma povoação se avista ao longe. Pare de vez em quando e sinta a grandiosa sensação de estar cada vez mais próximo do céu.
Nesta caminhada é possível visitar os três picos mais altos da Madeira: Pico do Areeiro, Pico das Torres e o Pico Ruivo.
Por ser uma caminhada de montanha, exige alguma preparação física e resistência, dado que nos deparamos com muitas subidas e descidas. No entanto, o esforço exigido é compensado pelas vistas extraordinárias que o passeio proporciona.
Já no Pico Ruivo, aproveitamos para descansar, fazer um lanche ou visitar a casa de abrigo. Por fim, não deixe de ir ao topo do pico e extasiar-se com a paisagem e vistas arrebatadoras, dos picos e povoações. Em dias de bom tempo, poderemos ter uma visão de 360º da ilha com os seus vários pontos destacados: Curral das Freiras, Porto Santo, Desertas, Ponta de São Lourenço e outros.

Vereda do Pico Ruivo

Este percurso é uma alternativa à Vereda do Arieiro-Pico Ruivo, com muito menos dificuldade e mais curto.
Começando nas Achadas do Teixeira, este percurso leva-nos até ao Pico Ruivo, o mais alto da Ilha da Madeira com 1861 metros de altitude.
À medida que vamos avançando, vão surgindo maravilhosas paisagens compostas pelas imponentes montanhas e picos da ilha, como o Pico das Torres e o Pico do Areeiro. Além disso, nesta paisagem repleta de serras, mar e populações, ainda é possível distinguir a rocha da Penha d Águia e a ponta de São Lourenço.
Ao chegar ao Pico Ruivo, poderá maravilhar-se com a magnífica paisagem que o rodeia. Observe a grandeza dos picos, as povoações e os seus terrenos agrícolas, o mar e as nuvens. Desfrute da sensação de grandeza que este lugar proporciona!

Programa

Quinta feira, 12 de Julho

– 07:45 H – Saída de Lisboa em voo da TAP.
– 09:30 H – Chegada à Madeira e transfere para o Hotel.
– 12:30 H – Almoço.
– 14:00 H – Percurso pedestre Vereda Ponta S. Lourenço. 7,2 Km (Ida e volta). Dificuldade média.
– 20:00 H – Jantar.

Sexta feira, 13 de Julho

– 08:00 H – Pequeno almoço.
– 10:00 H – Percurso pedestre “Um Caminho para Todos”. 4 Km (Ida e volta). Dificuldade fácil.
– 13:00 H – Almoço (Picnic).
– 14:00 H – Percurso pedestre Levada do Caldeirão Verde. 12 Km (Ida e volta). Dificuldade fácil.
– 20:00 H – Jantar.

Sábado, 14 de Julho

– 08:00 H – Pequeno almoço.
– 10:00 H – Percurso pedestre Vereda do Pico do Areeiro. 7 Km (Linear). Dificuldade difícil.
– 13:00 H – Almoço (Picnic).
– 14:00 H – Percurso pedestre Vereda do Pico Ruivo. 5,6 Km (Circular). Dificuldade fácil.
– 20:00 H – Jantar (Noite típica da Madeira).

Domingo, 15 de Julho

– 08:00 H – Pequeno almoço.
– 10:00 H – Percurso pedestre urbano no Funchal.
– 14:00 H – Almoço.
– 15:30 H – Tempo livre.
– 19:45 H – Check-In no aeroporto.
– 23:20 H – Chegada a Lisboa.

Preço do programa: 598 € (Incluídas as viagens de avião). O vencedor deste passatempo terá um desconto de 5% sobre o valor total.
- Preço em quarto partilhado (quartos com 2 ou 3 camas individuais ou cama de casal).
- Suplemento para quarto individual 25 €/noite.

Este preço inclui as viagens de avião Lisboa/Funchal e Funchal/Lisboa, guia local, transferes para o hotel/aeroporto e caminhadas, dormida com pensão completa (4 almoços (2 poderão ser de picnic), 3 jantares (Um jantar com comida típica e folclore da Madeira) e 3 peq. almoços. Em todos os almoços e jantares as bebidas incluídas são: água e vinho. O café e outras bebidas não estão incluídos).

Esta atividade tem número limitado e também mínimo de participantes. Devido à reserva dos voos as inscrições poderão ter limite de tempo.

Para mais informações ou condições de pagamento favor contactar Fernando Lopes 914 839 887 ou caminhadas.smile@gmail.com

Consulte https://goo.gl/iRHfr5 para mais atividades e outras informações.

A atividade está coberta por seguro.

Dicas:
- Usar calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
- Uso de vestuário adequado ao tempo.
- Carregador de Tm e máq. fotográfica.
- Chapéu e protetor solar.
- Máquina fotográfica para tirar recordações.

Facebookhttps://goo.gl/oJMj5n


Fernando Lopes - 914 839 887
Caminhadas Smile
Registo RNAAT nº 642/2015
Atividade organizada com a colaboração de
Vefatravel - RNAVT nº 2238

Divulgue o código MADEIRA pelos seus amigos para que todos possam participar!

 


Caminhadas Smile

Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
   2720-457 Amadora
914 839 887

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review
--> -->