PT | EN

Caminhando no Trilho do Cristo-Rei


Caminhando no Trilho do Cristo-Rei - de Cacilhas ao Parque da Paz

15 de Julho de 2018

Domingo às 09:20 - 14:00

Descrição do Evento:

Nesta proposta de caminhada, sairemos junto ao Cais de Cacilhas, percorreremos o casario mais antigo desta zona, atravessaremos Almada, e daí até ao Parque da Paz, verdadeiro pulmão verde desta cidade, será um pequeno passo. Depois sairemos em direcção ao Parque Koi e por último iniciamos o nosso percurso de regresso, atravessando o Pragal, rumamos até ao Cristo-Rei, para não mais perder de vista as excelentes panorâmicas, com o Tejo como companheiro inseparável do nosso percurso.

Estes serão os pontos de maior interesse da nossa caminhada:

Farol de Cacilhas
Chafariz de Cacilhas
Igreja Nª Sra. do Bom Sucesso
Igreja de Santiago
Chafariz do Largo
Fragata Dom Fernando II e Glória
Submarino "Barracuda"
Jardim do Rio
Zona do Cristo-Rei
Jardim do Castelo e Castelo de Almada
Elevador Panorãmico da Boca do Vento
Pátio do Prior do Crato
Parque da Paz
Parque Koi

Parque da Paz

Envolto pela malha urbana da cidade de Almada, o Parque da Paz representa um espaço de lazer que apela à quietude dos sentidos. Nos seus 60 hectares de relvados extensos e caminhos que serpenteiam um lago artificial, onde cisnes deslizam na superfície da água, este parque nasceu da intenção de recuperar uma tradição urbanística que define Almada enquanto cidade. Considerado o grande pulmão da cidade, este parque foi concebido com a missão de permitir a fruição de um espaço amplo pela população, funcionando ainda como o local ideal para o despontar de uma fauna e flora de grande beleza. Abetos, pinheiros, oliveiras ou cupressos são alguns dos elementos que compõem as 114 espécies de árvores, arbustos e herbáceas da flora no Parque da Paz.
Neste local de sensações suaves, é possível observar fungos e líquenes que crescem em alguns recantos na relva ou nos troncos, onde por vezes coelhos bravos e melros pretos espreitam quem caminha pela orla do relvado.
Para quem aprecia o contacto com a água, o lago dos cisnes e dos patos-reais é o sítio ideal para marcar encontro com a paz de espírito.

Jardim do rio

Recuperado pela autarquia ,onde o zunir do vento e o bulício das águas se ouve neste espaço,onde em tempos estalavam zaragatas entre os aguadeiros e habitantes quando a água escasseava no núcleo urbano. Dom João V manda erigir um fontanário nesta nascente (1736) que chegou a abastecer as naus dos descobrimentos .

Cristo Rei

A 223 metros acima do mar, a partir do qual se alcança uma panorâmica de 360º sobre o estuário do Tejo e das duas margens. Foi erguido no seguimento duma promessa dos Bispos de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus a quem pediram que mantivesse o país afastado dos horrores da 2º Guerra Mundial

Jardim do Castelo

O Jardim do Castelo enquanto espaço envolvente da fortificação à qual deve o seu nome, esteve desde sempre ligado aos conceitos de contemplação e festividade. Neste espaço conseguem-se vistas sublimes sobre Lisboa, o Tejo, o seminário de São Paulo, a Casa da Cerca ou ainda o elevador panorâmico da Boca do Vento na falésia de Almada, tornando este local no ponto ideal para observar o estuário tagano.

Local e Hora do Encontro: Rua do Ginjal (Junto ao Cais Marítimo - partida e chegada dos Barcos)
Latitude: 38.687999N
Longitude: 9.148107W

Hora do Encontro: 9h20m
Hora prevista para o final do evento: 14h

Distância a percorrer: 14 km

Nível de Dificuldade: 2+

Equipamento: Calçado e roupa adequada para caminhadas
Observações: Só as inscrições efetuadas até às 16h30 do dia anterior à data de realização do evento permitem a ativação do Seguro de Acidentes Pessoais.

Facebook

 


SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review