PT | EN

Caminhada e Canoagem no Parque Natural da Arrábida


Caminhada e Canoagem no Parque Natural da Arrábida

28 de Julho às 9h30 - 17h00

Parque Natural da Arrábida, Setúbal

Assente na cadeia montanhosa da Arrábida e área marítima adjacente, o Parque Natural da Arrábida ocupa uma superfície de aproximadamente 17 mil Ha, dos quais mais de 5 mil são de superfície marinha, abrangendo território pertencente aos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal.

A fauna é bastante diversificada, apesar de ter sofrido grandes alterações desde o século XIX. Até ao início do século XX era ainda possível observar lobos, javalis e veados. Recentemente, verificou-se um aumento desenfreado do número de javalis na Serra da Arrábida, que está a ameaçar espécies de flora protegida pelo parque natural, como orquídeas raras e tulipas selvagens.
Nesta área protegida subsiste vegetação natural de grande importância conservacionista, não só do ponto de vista nacional como internacional.

Destacam-se os carvalhais frequentes um pouco por toda a Arrábida, nas encostas setentrionais e vales; as formações nas linhas de água torrenciais com Crataegus monogyna e a notável Acer monspessulanum; as perenifólias de cariz mediterrânico como a oliveira e alfarrobeira nos vales orientados a Sul, etc.;
Estão registadas no Parque Natural da Arrábida um número considerável de espécies, num total de 213 vertebrados: 8 anfíbios, 16 répteis, 154 aves e 35 mamíferos.
Entre os mamíferos destacam-se a raposa, a doninha, o toirão, a geneta, coelho-bravo, o texugo e a provável ocorrência de gato-bravo, a doninha e a fuinha.

As grutas, principalmente nas arribas têm associada uma fauna muito particular de morcegos: morcego-de-peluche, morcego-de-ferradura-mediterrânico, morcego-de-ferradura-grande e morcego-de-ferradura-mourisco.
Entre as aves destacam-se a águia de Bonelli - com o único casal a nidificar na costa portuguesa, o falcão-peregrino, o bufo-real, a coruja-das-torres, o andorinhão-real, o melro-azul e o rabirruivo-preto, o rouxinol, o pisco-de-peito-ruivo e a carriça, o bico-grossudo, a poupa, a perdiz-comum, a cotovia-de-poupa, o noitibó-de-nuca-vermelha e o guarda-rios, o pica-pau-malhado-grande, os chapins, a trepadeira-comum e o cuco-canoro.

Programa

Desta vez vamos caminhar na bonita região de Setúbal, mais precisamente numa das serras do lindíssimo Parque Natural da Arrábida.
Iniciamos o nosso percurso no Parque de Merendas da Comenda e caminhamos ao longo do rio ladeado de luxuriante vegetação que nos vão defender do sol nesta época do ano.

A canoagem é feita com partida do parque de Albarquel em Setúbal até ao forte do Outão junto à costa no parque natural da Arrábida, com passagem pela Praia de Albarquel e Praia da Comenda sempre com a supervisão e apoio de 2 instrutores.

Ao participante é distribuído um caiaque, um colete e pagaia.
Deve levar roupa prática ou fato de banho, calçado que se possa molhar, chapéu, toalha, protetor solar, água e uma muda de roupa para vestir após a atividade.

Data: Sábado, 28 de Julho.

Local de encontro: Parque de Merendas da Comenda às 9:30h. Coordenadas GPS 38.508127, -8.928851
Hora de início da caminhada: 10h. Poderá terminar pelas 12:30h.
Percurso: Circular. Será um passeio que rondará os 7 km, de nível fácil.

13:00h - Almoço picnic no Parque de merendas da Comenda ou no Parque de Albarquel (Quem quiser poderá ir a um restaurante).
Início da canoagem: 14:30h. Hora de fim da canoagem: pelas 17h.

Para quem queira, o primeiro ponto de encontro poderá ser na Área de serviço do Seixal, que é a primeira depois da ponte 25 de abril e antes do Fogueteiro, às 8:50h e daí partirmos para o local às 8:55h.

Preço do programa: 12 € (inclui programa de caminhada e canoagem). O vencedor deste passatempo terá como prémio o desconto de 20% sobre o valor do programa.

Esta atividade tem numero limitado e também mínimo de participantes.
As inscrições devem ser feitas para caminhadas.smile@gmail.com com o nome, nif e contacto dos participantes.
Para qualquer esclarecimento contacte Fernando Lopes 914 839 887 ou caminhadas.smile@gmail.com

Consulte para mais atividades e outras informações http://www.caminhadassmile.pt/

A atividade está coberta por seguro.

Dicas:
- Usar calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
- Uso de vestuário adequado ao tempo.
- Chapéu e protetor solar.
- Farnel e água 1.5 l.
- Máquina fotográfica para tirar recordações.

Saudações com Smile

Fernando Lopes
914 839 887
Caminhadas Smile
Registo RNAAT nº 642/2015
caminhadas.smile@gmail.com

Evento no Facebook 

Divulgue o código PARQUE pelos seus amigos para que todos possam participar!


Caminhadas Smile

Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
   2720-457 Amadora
914 839 887

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review