PT | EN

Caminhada e canoagem na barragem de Belver

De 24/05/2018 a 28/06/2018 16:00
Sorteio em 28/06/2018 16:30



Prémios

Ganhe 30 Créditos

Caminhada e canoagem na barragem de Belver

7 de Julho - às 8h10 - 22h00

Belver, Gavião, Portalegre

Caminhada de Belver para o Alamal com travessia do rio Tejo de barco, Visita guiada ao Museu Nacional Ferroviário, canoagem na foz e ribeira D’Eiras e barragem de Belver.

Um dia diferente!
Na deslocação para esta atividade e que tal uma viagem de comboio? Pois é, teremos uma viagem diferente. Embalados pelo movimento ritmado das suas composições, vamos observando as belas paisagens dos locais e estações como Setil (estação ferroviária em que noutros tempos às janelas das carruagens, homens apregoavam “Água Fresca”, em pequenas bilhas de barro que faziam as delícias de passageiros encalorados), Santarém, Entroncamento, Almourol, Santa Margarida, Tramagal, até que chegamos a Belver.
E já que vamos de comboio e passar no Entroncamento, porque não fazer uma visita guiada ao Museu Nacional Ferroviário? Vamos lá!!!!!...

Museu Nacional Ferroviário

Este é um Museu de abrangência internacional, que ao contar a história do caminho de ferro em Portugal remete-nos para uma perspetiva singular da história da Europa e do Mundo. Técnica, arte e ciência cruzam-se com as narrativas das Sociedades, dos Grupos e dos Indivíduos. O caminho de ferro desbravou novos territórios, criou cidades, ligou comunidades mais ou menos longínquas, criou e sustentou novas ofertas e necessidades, mudou a forma de ver o mundo.

Depois da visita a estas espetaculares máquinas de outros tempos, retomamos a nossa viagem de comboio com destino a Belver.
Iniciamos o nosso percurso na estação de Belver e vamos passar o rio Tejo de barco até à praia fluvial de Alamal onde iremos almoçar o nosso farnel. Aqui há restaurante e bar onde pode almoçar uma ligeira refeição, quem não leve farnel.
Depois, por um carreiro que nos encaminha ao longo da albufeira pela margem sul do rio Tejo, sempre com a omnipresença do castelo de Belver, vamos encontrar as ruínas das antigas termas da Fadagosa. Prosseguindo, vamos passar a barragem de Belver onde poderemos observar a sua estrutura e a potente maquinaria de abertura e fecho das comportas. Mais uns metros e chegamos por fim à praia fluvial de Ortiga para um refrescante mergulho e fazer canoagem na foz e ribeira D’Eiras e barragem de Belver ou simplesmente ficar na praia a disfrutar da água e do sol.

Programa

Sábado 7 de Julho
– 8:10h – Encontro na estação da CP do Oriente (Parque das Nações) junto do Gabinete de Apoio ao Cliente no piso das Bilheteiras (Piso por baixo da plataforma das linhas dos comboios).
– 8:30h – Saída de Lisboa de comboio da estação do Oriente para o Entroncamento.
– 9:30h – Chegada ao Entroncamento.
– 9:50h – Visita guiada ao Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento.
– 11:40h – Partida de comboio do Entroncamento para Belver.
– 12:50h – Chegada a Belver e início do percurso pedestre e travessia de barco do Rio Tejo.
– 13:20h – Almoço do nosso farnel na Praia do Alamal onde há um restaurante e bar onde se pode comprar algo para comer ou beber.
– 14:15h – Continuação da caminhada até ao local da praia de Ortiga.
– 16:00h – Inicio da canoagem. Restante tempo para mergulhos e praia.
– 19:00h – Regresso a Lisboa de comboio com partida da Estação de Barragem de Belver. Chegada à estação do Oriente (Parque das Nações) às 22h.

Percurso com cerca de 5 Km. Dificuldade média.

Preço do programa:
Sem canoagem €49
Com canoagem €54
(Preços sujeitos a aumento depois de 30 de Junho). O Vencedor deste passatempo terá um desconto de 5% sobre o preço do programa.

Este preço inclui:
- Deslocação em comboio de Lisboa para Belver e regresso a Lisboa;
- Visita guiada ao Museu Nacional Ferroviário;
- Travessia do Rio Tejo de barco;
- Caminhada e Canoagem.

Para a canoagem deve levar roupa prática ou fato de banho, calçado que se possa molhar, chapéu, toalha, protetor solar, água e uma muda de roupa para vestir após a atividade. No final da atividade tem possibilidade de tomar duche no balneário da praia. Ao participante é distribuído um caiaque duplo, um colete e pagaia.

Esta atividade tem número limitado a 18 participantes para a canoagem. As inscrições devem ser feitas para caminhadas.smile@gmail.com com o nome completo, email, idade, nif e contacto dos participantes.
A reserva deve ser efetuada até dia 30 de Junho, mas sujeita aos lugares ainda disponíveis.

Deve depois enviar informação do pagamento para caminhadas.smile@gmail.com.
A Caminhadas Smile envia depois um e-mail de confirmação da inscrição e reserva para o participante, após recebimento do valor transferido.

Para qualquer esclarecimento contacte Fernando Lopes 914 839 887 ou caminhadas.smile@gmail.com

Dicas:
- Usar calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
- Uso de vestuário adequado ao tempo.
- Chapéu e protetor solar.
- Farnel e água 1.5 l. (De tarde, na praia de Ortiga há bar com petiscos e restaurante).
- Máquina fotográfica para tirar recordações.

A atividade está coberta por seguro.

Consulte http://www.caminhadassmile.pt/ para mais atividades e outras informações.

Muito obrigado pela sua participação.

Saudações com Smile
Fernando Lopes
914 839 887
Caminhadas Smile
Registo RNAAT nº 642/2015

Evento no Facebook

Divulgue o código CANOA pelos seus amigos para que todos possam participar! 


Caminhadas Smile

Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
   2720-457 Amadora
914 839 887

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review