PT | EN

Do Cinza ao Verde


Do Cinza ao Verde

Vila de Rei, Castelo Branco

Sábado, 26 de Maio, às 9:30 - 16:15

Conscientes de que a região de Vila de Rei perdeu parte do seu património natural decorrente dos últimos incêndios que assolaram o centro do País, a ZêzereTrek tomou a si a responsabilidade de, com o seu conhecimento e meios humanos, contribuir para a recuperação desse património que é um dos maiores atrativos do concelho.

Paralelamente a outros projetos de arborização e ordenamento florestal, nos quais a ZêzereTrek está envolvida, pretendemos com esta atividade mostrar não só os prejuízos óbvios decorrentes dos incêndios, como a evolução que os ecossistemas florestais manifestam pós-incêndios, assim como ouvir igualmente os testemunhos e experiências de quem trabalha e lida com estes flagelos e gere espaços florestais.

A atividade consiste num percurso interpretativo com uma extensão de 9 km, ao longo do qual se poderá observar a geologia da região e aspetos da fauna e da flora locais. As paragens serão estratégicas nos locais afetados pelos incêndios florestais que assolaram Vila de Rei no dia 13 de Agosto de 2017, assim como nas áreas que escaparam a este flagelo e que mostram a realidade florestal da região. Paralelamente haverá também tempo para a realização de ações de rearborização ao longo deste percurso que, no futuro fará parte de uma nova rota pedestre.

Pretendemos assim, envolver o público não só na recuperação da paisagem afetada pelo incêndio como também mostrar como se desenvolve um incêndio, como a natureza reage e como podemos criar as condições para diminuir os efeitos deste fenómeno.
A atividade inclui também o almoço e uma travessia de barco, que dará uma perspetiva diferente da evolução do fogo.

Programa:

9h30 – Início da Atividade. Concentração junto aos Paços do Concelho de Vila de Rei;
9h45 – Chegada a Zaboeira, dando início ao percurso;
10h30 – Demonstração de técnicas de supressão de fogo e silvicultura preventiva;
11h30 – Ação de plantação em áreas envolventes;
13h00 – Chegada a Isna Velha. Transporte de barco até ao local do almoço;
13h15 -Almoço;
15h00 – Regresso de barco a Zaboeira;
16h00 – Regresso a Vila de Rei;
16h15 – Final da Atividade.

Esta atividade tem um custo de 30 euros ( o vencedor deste passatempo tem como oferta a atividade) por pessoa, que inclui passeio pedestre, seguros, acompanhamento com Guia, almoço e travessias de barco.

Para inscrições ou questões sobre a atividade, poderá contactar-nos através do n.º 934877160 ou pelo email: zezeretrek@zezeretrek.com.

Evento no Facebook

Divulgue o código CINZAVERDE pelos seus amigos para que todos possam participar!


Zêzere Trek Actividades de Animação Turística

Rua Dr. João Germano Neves da Silva, 21 – 2.º Frente
   6110-219 Vila de Rei
934 877 160

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review