PT | EN

Férias da Páscoa - Picos da Europa


Férias da Páscoa - Picos da Europa

Picos da Europa - Astúrias

O Parque Natural estende-se pelo Principado das Astúrias e pelas Comunidades Autónomas de Cantábria e Castela e Leão, abrangendo a totalidade do maciço dos Picos da Europa e parte da Cordilheira Cantábrica.
Cruzam-se aqui os ares do Cantábrico e os cumes altos das montanhas, as salamandras, os veados, os pastores de outros tempos e os lagos de origem glaciar.
Uma viagem às Astúrias é bem mais do que uma imersão num inestimável património natural de que é ex-libris a cordilheira dos Picos da Europa. É uma viagem por uma das belas regiões de Espanha, ao encontro das terras altas dos Picos da Europa, das pequenas aldeias de montanha, Covadonga, Oviedo e Léon.

Lagos de Covadonga, um lugar emblemático

No Parque Nacional dos Picos de Europa, no lado asturiano, e pertencente ao município de Cangas de Onís, encontramos essa maravilha da natureza, os Lagos de Covadonga.
Estas lagoas glaciares são formadas pelos lagos Enol e La Ercina. O Lago Ercina está localizado a 1.100 metros de altitude e é muito comum ver rebanhos de vacas pastando livremente nos prados circundantes.
Nas pradarias verdes que rodeiam os lagos, o gado pasta tranquilo, indiferente à presença dos visitantes. No ar, o som dos chocalhos, o sussurro da montanha e a doçura do paraíso. As impressionantes montanhas em redor e o seu reflexo na água converter-se-ão numa bonita imagem que guardará na memória. Entregue-se, deixe que a Natureza o carregue nos braços e lhe devolva a leveza da alma, mas tenha consciência de que a visibilidade local pode estar comprometida; sinta-se agradecido se for presenteado com um dia limpo, capaz de lhe saciar os sentidos e conectá-lo à força criadora.

Fuente Dé e o famoso teleférico Cable Dé

Fuente Dé é uma cidade espanhola pertencente ao município de Camaleño, na comunidade autónoma de Cantábria. O seu circulo glaciado, povoado de faias e onde nasce o rio Deva, é um ponto de interesse geomorfológico.
No extremo sul do Parque Nacional Picos de Europa, Fuente Dé, não só é conhecida por sediar o Parador de mesmo nome, como também por ter uma excelente rede de trilhos, para percorrer a pé os impressionantes maciços calcários dos Picos de Europa. Aqui está o famoso Cable Dé, um teleférico que sobe a uma altitude de 1850m, oferecendo uma visão vertiginosa, numa paisagem de fragas abruptas cobertas de neve, e de onde se goza uma vista soberba sobre os vales vizinhos.

Oviedo

Dois monges e uma colina... Quando Máximo e Fromestano fundaram um mosteiro sob o patrocínio de San Vicente, dificilmente podiam imaginar que este lugar fosse a origem da primeira capital cristã da Península Ibérica.
O nascimento de Oviedo tem todos os ingredientes lendários e épicos dos grandes feitos e cidades. Do passado, conserva-se monástico e régio, e continua a ser uma referência original ao Camino de Santiago Primitivo, cujo fundador também foi um rei asturiano, D. Alfonso II.
A capital asturiana é hospitaleira e dinâmica, onde todos os dias você pode experimentar algo diferente e tem uma intensa vida cultural e comercial.

De dimensões humanas, é facilmente percorrido e onde cada canto contém uma sensação inesperada: o mercado de Fontán, uma fonte pré-românica em La Foncalada, uma catedral com uma torre gótica e românica, um centro histórico que tem sido fonte de inspiração para escritores como Clarinou Pérez de Ayala, arquitetura civil contemporânea ou uma agenda intensa em que se destacam, entre outros, a temporada de ópera ou a cerimónia de premiação dos Prémios da Princesa das Astúrias.
Este é Oviedo, monástico, régio e jacobino, farol do cristianismo no final da Idade Média, que ainda atende entre suas relíquias uma referência universal: o Santo Sudário.
Uma excelente caminhada pela Cidade Velha, onde se destacam a Catedral, a Santa Câmara, algumas igrejas e conventos como o Pelayas, ou Museus, como o de Belas Artes ou o Arqueológico.

Gijón

Só é preciso subir até ao Cerro de Santa Catalina, na parte alta do velho bairro de pescadores, para nos apercebermos da grandiosidade do ambiente em que Gijón se encontra. Dali, divisa-se toda a cidade, toda a costa do conselho, com os seus penhascos e praias, e as altas serras do interior, até aos Picos de Europa.
O que Gijón lhe oferece é enriquecido com todas as atrações das Astúrias. Está estrategicamente situada no centro da região, o que permite estabelecer-se como epicentro para descobrir vilas piscatórias, locais emblemáticos do principado, como o Cabu Peñes, Covadonga, os Picos de Europa e a Senda del Oso (caminho do urso), os melhores exemplos do Pré-românico Asturiano, declarado Património da Humanidade, ou as outras duas cidades da região: Oviedo e Avilés

Programa

Terça feira 3 de Abril

23:45h – Saída de Lisboa em direção aos Picos da Europa (possível tomada de participantes no Fundão e na Guarda) numa viagem com algumas paragens técnicas pelo caminho.

Quarta feira de manhã chegada a Oviedo e visita guiada à cidade: Catedral de San salvador, Santa Maria del Naranco, San Miguel de Lillo, etc.
– Almoço no Hotel Cristina.
– De tarde caminhada no Monte Naranco. Dificuldade fácil.
– Ao fim da tarde deslocação para Noreña. Check-in no Hotel Cristina e jantar. Tempo livre.

Quinta feira, 5 de Abril

– 08:00h – Pequeno almoço.
– Deslocação para Covadonga e visita guiada a lugares emblemáticos desta vila tais como: Santuário de Covadonga, Santa Cueva, Panteão Real, Campanona, etc.
– Almoço Picnic.
– Percurso pedestre e visita aos lagos de Covadonga. 10 Km, Dificuldade Média.
– 20:00h – Jantar no hotel. Tempo livre.

Sexta feira, 6 de Abril

– 08:00h – Pequeno almoço e deslocação para Fuente Dé.
– Subida no Teleférico Cable Dé.
– Percurso pedestre Fuente Dé. 15 Km, Dificuldade Média.
– Almoço pic nic.
– Continuação do percurso pedestre Fuente Dé .
– 20:00h – Jantar no hotel. Tempo livre.

Sábado, 7 de Abril

– 08:00h – Check-out do Hotel. Deslocação para Gijón.
– Visita guiada a Gijón onde poderemos ver Las Letronas de Gijón, Palacio de Revillagigedo, Cerro de Sta. Catalina, Cimodevilla, Igreja de San Pedro, Termas Romanas, Plaza Mayor, etc.
– Almoço em restaurante.
– Viagem de regresso a Lisboa com algumas paragens técnicas pelo caminho.
– 00:00h – Chegada a Lisboa (Previsão).

Preço do programa: 328 € (o vencedor deste passatempo terá 5% de desconto na inscrição)

- Preço em quarto partilhado (quartos com 2 ou 3 camas individuais ou cama de casal).
- Suplemento para quarto individual 25 €/noite.

Este preço inclui: o transporte de autocarro, guia que nos acompanha nas visitas às cidades por onde vamos passar, percursos pedestres e subida no teleférico em Fuente Dé, dormida com pensão completa (4 almoços (2 almoços são de pic-nic), 3 jantares e 3 peq. almoços. Em todos os almoços e jantares as bebidas incluidas são: água e vinho. O café e outras bebidas não estão incluidos). Não está incluido no programa: as entradas em palácios ou museus, e taxa turística se for o caso.

Esta atividade tem número limitado e também mínimo de participantes. As inscrições devem ser feitas para caminhadas.smile@gmail.com com o nome completo, nif e contacto dos participantes.

Para mais informações ou condições de pagamento favor contatar Fernando Lopes - 914 839 887 ou caminhadas.smile@gmail.com

Muito obrigado pela sua participação.

A atividade está coberta por seguro.

Dicas:
- Usar calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
- Uso de vestuário adequado ao tempo.
- Chapéu e protetor solar.
- Farnel e água, 1 l, para a viagem.
- Carregador de Tm.
- Máquina fotográfica para tirar recordações.

Saudações com Smile

Fernando Lopes
914 839 887
Caminhadas Smile
Atividade organizada com a colaboração da
Top Elite - Agência de Turismo RNAVT Nº 4873

Facebookhttps://goo.gl/PPCXfq

Divulgue o código EUROPA pelos seus amigos para que todos possam participar!


Caminhadas Smile

Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
   2720-457 Amadora
914 839 887

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review