PT | EN

O Inspector

O INSPECTOR

 

Sinopse:

O Inspector estreou a 19 de Abril de 1836, em São Petersburgo, então capital do império russo, na presença do czar, que terá comentado: “Que peça! Todos levam por tabela, e eu em primeiro lugar!”

Numa cidade de província, perdida nos confins da Rússia, o governador local recebe uma carta a avisá-lo da chegada iminente de um inspector, vindo da capital, e que viaja incógnito, com instruções secretas.

Eis o detonador da comédia, que Vladimir Nabokov qualificou como “a maior peça de teatro jamais escrita em russo (e nunca superada)”.

O governador convoca os seus subordinados. O medo instala-se: a chegada do inspector ameaça pôr a descoberto os pequenos arranjos, cumplicidades e trapaças, desleixos e violências, em suma, a ordem reinante…

Impressiona a actualidade desta comédia. Muitos diálogos parecem ter sido escritos hoje. Aliás, um passeio pela internet permite constatar como El Inspector General, Le Revizor, The Government Inspector, Der Revisor, etc. continua a ser representado por esse mundo fora indiferente às polémicas sobre a sua natureza...

 

M/12

Encenação Jorge Cardoso

Sextas e Sábados, às 21h30, no Teatro Municipal do Barreiro

Reservas: arteviva.reservas@gmail.com e/ou 910 093 886 

Facebook: https://goo.gl/LC6g7a

 

Divulgue o código OSRUSSOS pelos seus amigos para que todos possam participar!

 

 

 

 


SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review