Lisboa Judaica

Descrição do passatempo

Lisboa Judaica - Domingo, 28 de Janeiro de 2018, a partir das 10h

Do século XII ao século XXI

Sabia que até ao século XV os judeus tinham o seu próprio bairro onde podiam praticar livremente a sua religião? Sabia que muitos apelidos portugueses têm origem nos judeus que se converteram rapidamente à fé cristã numa tentativa de escapar à morte nas garras da Inquisição? Sabia que os judeus convertidos, chamados cristãos-novos, tiveram que inovar a gastronomia portuguesa para conseguirem camuflar as suas tradições?

Sabemos que a existência e permanência dos judeus em Portugal é mais antiga, mas só está documentada a partir do século X. A nossa proposta será mostrar e imaginar locais e pessoas com narração de acontecimentos nem sempre bonitos da vida desta ancestral cultura nascida no Médio Oriente, formando hoje uma diáspora universal e notável pela forma como preserva os seus antigos costumes e rituais.

Apresentamos dados e textos recolhidos pelo nosso Guia Paulo Simões, dos autores Andreia Salvado, Maria José Ferro Tavares e Jorge Martins, incluindo pesquisa pessoal.
Entre outros detalhes será explicada a razão porque a atual Sinagoga não tem a sua construção no alinhamento nobre da rua, e também devido à presença judaica, como se chamava a zona do Bairro Alto.

Data: Domingo, 28 de Janeiro

O local de encontro: na saída do Metro no Largo do Rato, início da R. da Escola Politécnica/R. Alexandre Herculano, às 9h40.

Início da visita guiada: 10 H. Terminará pelas 13 H.
A visita guiada tem desenvolvimento pelo Rato, Rossio, Baixa Pombalina, Alfama e Terreiro do Paço, com cerca de 7 Km, de dificuldade fácil.


Preço do programa: 8 €. Crianças isentas de pagamento até aos 12 anos. O vencedor deste passatempo tem a oferta da inscrição.

Esta atividade tem número limitado de participantes. 


Consulte http://www.caminhadassmile.pt/ para mais atividades e outras informações.

A atividade está coberta por seguro.

Dicas:
- Usar calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
- Uso de vestuário adequado ao tempo.
- Máquina fotográfica para captar recordações

Mais informações: Fernando Lopes - 914 839 887

Facebook Eventohttps://www.facebook.com/events/155694501855296/


Caminhadas Smile
Registo RNAAT nº 642/2015
www.facebook.com/caminhadas.smile
caminhadas.smile@gmail.com  

Divulgue o código JUDAICA pelos seus amigos para que todos possam participar!


Regras


Caminhadas Smile

Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
   2720-457 Amadora
914 839 887

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review