Passeio fotográfico pelo Sistelo e Lindoso

Descrição do passatempo

Passeio fotográfico pelo Sistelo e Lindoso

Arcos de Valdevez e Ponte da Barca

De 23/9 às 7:00 até 24/9 às 21:00

Sistelo “O Pequeno Tibete português” e o Lindoso

A preparação desta atividade e os percursos escolhidos teve em conta a época do ano em que vai ser realizada. Os trajetos foram escolhidos não só devido à sua extraordinária beleza e ruralidade mas também pelo conforto que nos é proporcionado nas zonas de lagoas e rios, onde poderemos banhar-nos nas suas águas cristalinas em algumas paragens nos percursos, e pelas sombras de algumas zonas arborizadas por onde vamos passar.

Lindoso

Lindoso é uma aldeia do concelho de Ponte da Barca que faz fronteira com Espanha e que se dedica essencialmente à agricultura e pastorícia. O castelo e o conjunto de espigueiros que apresenta aprimoram este núcleo rural, inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês, do qual se vislumbra uma sublime paisagem sobre a albufeira do Lindoso.
Além do castelo, a aldeia do Lindoso apresenta um valioso património edificado, que inclui o pelourinho, espigueiros e eiras comunitárias, o cruzeiro do Castelo, calçadas medievais, o castro de Cidadelhe, as igrejas a ponte medieval, as suas casas rústicas e os moinhos de água de Parada.

Sistelo “O Pequeno Tibete português” e Passadiço do Rio Vez

A aldeia de Sistelo está situada no concelho de Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gêres, junto à nascente do rio Vez. É conhecida como o Pequeno Tibete português devido à beleza dos socalcos que a rodeiam, encontrando-se muito bem preservada, tendo sido recuperadas as casas típicas de granito, os espigueiros e os lavadouros públicos.
Neste trilho vamos ter a oportunidade de ver o Castelo de Sistelo, ex-líbris da aldeia e que foi um palácio de finais do século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo, a igreja e ermidas, a Casa do Visconde de Sistelo, a Ponte Romana e o Moinho, a ponte de Sistelo e a ponte medieval. Iremos ainda seguir as margens do rio Vez e os seus passadiços e atravessar este rio em pontes de pedra que ficam submersas no inverno.


Programa

dia – (Sábado 23 de Setembro)

– 7:00 H – Partida de Lisboa em transporte de turismo para o Gerês, aldeia de Parada do Lindoso, com paragens técnicas pelo caminho.
– 12:00 H – Pequena caminhada com bons motivos fotográficos: ponte Medieval, Ponte de Santiago (oitocentista), passagem pelo famoso Poço da Gola onde alguns fotografam e outros poderão dar um refrescante mergulho.
– 13:00 H – Almoçamos o nosso farnel à sombra dos pinheiros junto ao Poço da Gola e depois continuação de sessão fotográfica pela aldeia em Parada do Lindoso.
– 15:30 H – Pequena viagem para a aldeia do Lindoso onde encontramos Imensos motivos para a fotografia (barragem do Alto Lindoso, castelo do Lindoso e zona envolvente (Espigueiros). Imensos motivos para fotografar na aldeia do Lindoso até ao por do sol. Aqui ficaremos para fotografar o Por do Sol com vistas do castelo para a área envolvente e albufeira do Lindoso . Altitude 460 metros.
– 21:00 H – Jantar de grupo e Check-in no alojamento.

dia – (Domingo 24 de Setembro)

– 8:00 H – Check-out no alojamento e partida para a aldeia do Sistelo.
– 9:00 H – Passeio fotográfico pela aldeia de Sistelo e suas maravilhas em granito e a paisagem rural do “Pequeno Tibete português”.
– 13:00 H – Almoçamos o nosso farnel à sombra e junto ao rio Vez para depois fazermos uma pequena caminhada nos seus passadiços, e para quem queira, refrescar-se nas águas límpidas do rio.
– 16:00 H – Regresso a Lisboa com algumas paragens técnicas pelo caminho. Previsão de chegada para as 21 H.

Preço do programa: 180 € (2 X 90) - O vencedor deste pasatempo terá 10% de desconto sobre o valor de inscrição desta atividade.

- Preço em quarto partilhado (quartos com 2 ou 3 camas individuais ou cama de casal).
- Suplemento para quarto individual 25 €/noite.

Este preço inclui o transporte, jantar de sábado (as bebidas incluidas são: água e vinho), dormida com pequeno almoço, almoço pic-nic de domingo e guias.

Esta atividade tem número limitado e também mínimo de participantes. As inscrições devem ser feitas para caminhadas.smile@gmail.com com o nome completo, nif e contacto dos participantes.

Para qualquer esclarecimento contate Fernando Lopes 914 839 887 ou caminhadas.smile@gmail.com

A atividade está coberta por seguro.

Dicas:
- Usar calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
- Uso de vestuário adequado ao tempo.
- Chapéu e protetor solar. Fato de banho e pequena toalha.
- Farnel e água 1.5 l.
- Máquina fotográfica para tirar recordações.

Saudações com Smile

Fernando Lopes
914 839 887
Caminhadas Smile
Registo RNAAT nº 642/2015
www.facebook.com/caminhadas.smile
caminhadas.smile@gmail.com
Atividade organizada com a colaboração de
Lusitana Turismo - Agência de Turismo
RNAVT Nº 3302

Código Oferta: SISTELO (insira este código e participe gratuitamente)


Regras


Caminhadas Smile

Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
   2720-457 Amadora
914 839 887

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

  
Review