Patrocinador

Caminhadas Smile
Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
 2720-457 Amadora
914 839 887
caminhadas.smile@gmail.com
https://facebook.com/caminhadas.smile



Patrocinador

Festival dos Caminhos da Transumância - Alpedrinha

De 02/08/2017 a 13/09/2017 16:00
Sorteio em 13/09/2017 16:30



Descrição do passatempo

Festival dos Caminhos da Transumância - Alpedrinha

16/9 - 17/9

De 16/9 às 7:15 até 17/9 às 19:30

Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância

A transumância consiste na deslocação dos pastores, e respetivo gado ovino, para as pastagens das montanhas no Verão e regresso para os vales e planícies no início do Inverno.
Este evento reaviva a tradição da transumância, dando a descobrir não só os antigos trilhos dos rebanhos, como a música pastoril, os produtos e artes tradicionais, a ruralidade, as iguarias e as paisagens desta magnífica região.

Chegamos à Vila de Alpedrinha que se enche de festa por estes dias, ao som do balir dos chocalhos. Sim, estamos nos Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância! Celebram-se os movimentos ascendes e descendes dos rebanhos em busca dos melhores pastos. Iniciamos o passeio no espaço temático - O Bardo e somos invadidos por um vasto conjunto de atividades ligadas à temática da pastorícia. Iniciamos, de seguida, o nosso percurso pela Vila de Alpedrinha e vamos de tasca em tasca provando o melhor da terra, sempre acompanhados pelos sons transumantes que saem dos bombos, das gaitas- de-foles e dos pífaros que vão fazendo soar as notas pelas ruas. Vamos vagueando pelas ruas ao encontro da animação e diversão que existe em cada esquina, em cada ruela e nos palcos que se espalham por toda a malha urbana da Vila de Alpedrinha.

Percurso Pedestre Rota da Marateca

Iniciamos o percurso na Vila da Soalheira. Á medida que caminhamos, a paisagem transforma-se! Deixamos as pequenas hortas e começamos a observar grandes campos de pastagem e culturas de sequeiro. Aqui, os rebanhos são presença constante, principalmente de ovelhas. São também possíveis de ver diversas aves como o pica-pica, a poupa, o cuco-rabilongo, na primavera e no inverno - as lavercas. Estamos a aproximar-nos das albufeiras de água límpida! Encontramos velhos carvalhos onde se podem observar várias espécies de aves migratórias. Este é, sem dúvida, o lugar perfeito para a observação de avifauna como a cegonha branca ou preta, a graça vermelha, o colhereiro, o mergulhão de crista, o pato-trombeteiro, a graça boeira, a graça real, entre muitos outros. Este é, também, um local privilegiado para os amantes da fotografia e do Birdwatching. Deixamo-nos ficar aqui por alguns minutos, na presença desta magnífica paisagem natural e viva! Retomamos a nossa viagem até à Soalheira e às suas paisagens já trabalhadas pelo homem.

Visita guiada a Castelo Novo

Em plena alma da Serra da Gardunha, numa paisagem em anfiteatro natural, em tons de verde e cinza, descobrimos Castelo Novo, Aldeia Histórica de Portugal, envolta numa aura de misticismo.
Castelo Novo desperta-nos os sentidos: os cheiros da terra e das lareiras acesas no inverno, as levadas da água nascente que nos acompanham, e os sabores tão nossos: as castanhas, as cerejas, o azeite, o queijo e o vinho.
Aqui, sentimos algo de fascinante, que nos envolve e harmoniza. Tudo nos inspira, tudo nos cativa, desde o som da água que brota das fontes ao granito perpetuado que ergue a aldeia e talha o casario, os templos, as calçadas, as praças, todo um património arquitetónico único. Uma mistura de experiências e emoções que nos enriquece. Um tesouro que permanece intacto à espera de ser vivido.

Visita à Vila de Alpedrinha

Chegámos à Vila de Alpedrinha e conseguimos desde logo respirar história. Guiamo-nos por pequenas ruas de calçada granítica que nos levam a cada ponto de interesse da vila. Os solares, as capelas e igrejas, os antigos paços do concelho são exemplo da importância da Vila noutros tempos. Alpedrinha foi outrora concelho e tal percebe-se a cada passo que damos na sua descoberta. Mas, quando pensávamos que já nada nos poderia surpreender, num local quase secreto, deparamo-nos com a encenação perfeita entre a majestosa Fonte de D. João V e a grandiosidade do Palácio do Picadeiro. Entramos no Palácio do Picadeiro e viajamos pelo concelho ao sabor das fotografias que são projetadas nas paredes brancas e pelos sons pastoris que ecoam em todo o edifício.

Programa

Sábado 16 de Setembro

– 07:15 H – Saída de Lisboa.
– 10:30 H – (previsão) – Chegada a Soalheira e início do Percurso Pedestre – “Rota da Marateca” - 14 Km. Grau de dificuldade: Médio-.
– 15:00 H – (previsão) – Partida para Castelo Novo e Visita Guiada “Caminho Histórico de Castelo Novo”. – 2.7 Km. Grau de dificuldade: Fácil.
– 20:00 H – Jantar de grupo.

Domingo 17 de Setembro

– 08:00 H – No Fundão: Início do Percurso Pedestre, “Caminhos da Transumância”, com rebanho acompanhado pelos Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho, num percurso pela Gardunha até à vila de Alpedrinha, recriando as viagens e experiências onde o imaginário pastoril e da transumância marcará estes caminhos, num tributo à memória das passagens dos pastores e rebanhos, que calcorreavam a serra noutros tempos. - 9 Km. Grau de dificuldade: Médio.
– 11:30 H – Chegada do rebanho e dos caminheiros a Alpedrinha. Tempo livre para percorrer e visitar as tasquinhas com as suas iguarias, as oficinas temáticas, os produtos e artes tradicionais e apreciar a animação de rua com os Grupos de Bombos, Concertinas da Gardunha, Chocalheiros e Grupos de Cantares, entre outros. Possível Visita Guiada à Vila de Alpedrinha integrada no programa Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância.
– 16:00 H – (previsão) Regresso a Lisboa. Hora prevista de chegada 19:30 H.

Inscrições ou mais informações para caminhadas.smile@gmail.com ou Fernando Lopes 914 839 887

Saudações com Smile
Fernando Lopes
914 839 887
Caminhadas Smile
Registo RNAAT nº 642/2015
www.facebook.com/caminhadas.smile
caminhadas.smile@gmail.com

 

Código Oferta: CAMINHOS (insira este código e participe gratuitamente)


Regras

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

  
Review