Patrocinador

Caminhadas Smile
Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
 2720-457 Amadora
914 839 887
caminhadas.smile@gmail.com
https://facebook.com/caminhadas.smile



Patrocinador

Quinta Nova da Rainha e Matinha de Queluz


Descrição do passatempo

Código Oferta: QUINTA NOVA (insira este código e participe gratuitamente)

Data: Sábado, 6 de Maio, das 9 às 13h.

Locais aprazíveis e aqui tão perto, mas pouco conhecidos, que merecem ser divulgados para desfrutar numa relaxante caminhada em comunhão com a natureza.

Começamos a nossa caminhada no Parque Felicio Loureiro junto ao Palácio de Queluz. Vamos ver quanta água leva o rio Jamor que por ali passa e observar uma antiga nora, testemunho de uma época em que a corrente do rio era aproveitada para uma qualquer atividade produtiva. Prosseguindo caminho, vamos admirar um dos ex-libris de Queluz, o Aqueduto da Gargantada, uma obra de finais do século XVIII que teve como missão canalizar a água para o palácio real.

Depois de percorrido este parque, vamos à descoberta da Quinta Nova e da Matinha de Queluz.

A Quinta Nova ...da Rainha

No século XIX a coroa portuguesa adquiriu um terreno contíguo ao Palácio de Queluz como complemento à expansão da sua área agrícola. Chegou aos dias de hoje conhecida como Quinta Nova e foi um espaço vocacionado para a plantação de espécies hortofrutícolas destinadas ao consumo no palácio, bem como viveiro de plantas e de arbustos para posterior transplante nos jardins da residência real.

Com o fim da Monarquia a quinta foi perdendo importância como espaço predominantemente agrícola e após um período de abandono, em 2013 o Regimento de Artilharia Antiaérea n.º1, cujo quartel confina com a mesma, decidiu realizar trabalhos de limpeza e revitalização do espaço de forma a preservar o local e, ao mesmo tempo, promover a sua utilização pública. É um local de ambiente tranquilo onde somos surpreendidos pelo variado e denso coberto vegetal da mata existente, composta por espécies arbóreas de grande porte com destaque para pinheiros e sobreiros. Encontramos igualmente uma grande variedade de arbustos que permitem a vida de alguma fauna, sobretudo pássaros e coelhos, que amiúde cruzam o nosso caminho.

A quinta é atravessada pela ribeira de Carenque que iremos atravessar algumas vezes, e admirar o seu curso de água algo turbulento em tempo de chuvas. A zona mais interessante de todo o espaço é a das antigas hortas, onde podemos observar o que resta do complexo sistema de rega assente em dois tanques de pedra de grandes dimensões, bem como o aqueduto de arcos que transportava a água das minas existentes na mata, as quais encontramos dispersas por vários locais e que são acessíveis pelos trilhos que cruzam os caminhos principais.

Matinha de Queluz

A Matinha de Queluz é um espaço florestal murado de 21 ha, anexa ao Palácio Nacional de Queluz e separada dos seus jardins pelo IC19. Sobre a sua génese conhece-se muito pouco, havendo, no entanto, registos de que se tornou propriedade da Casa Real após a Restauração de 1640.

Com a construção do Palácio de Queluz, iniciada em 1747, passou a ser parte integrante dos jardins do mesmo, havendo referências de que a Rainha Carlota Joaquina – A megera de Queluz – tenha mandado construir, em 1823, uma praça no meio da mata no local conhecido como “meia-laranja”, destinado às distrações tauromáquicas de D. Miguel, o seu filho dileto de má memória, e à realização de espetáculos de teatro ao ar livre.

Data: Sábado, 6 de Maio

Local de encontro: Em frente ao Palácio de Queluz às 9:30 H.

Início da caminhada: 10:00 H – Terminará pelas 13 H.

Percurso: Circular com cerca de 8 km, de nível fácil / médio-.

Crianças isentas de pagamento até aos 12 anos.

A atividade está coberta por seguro.

Dicas:
- Usar calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
- Uso de vestuário adequado ao tempo.
- Farnel e água 1 l.
- Máqina fotográfica para captar recordações


914 839 887
www.facebook.com/caminhadas.smile
caminhadas.smile@gmail.com

https://www.facebook.com/events/770436279785545/

Caminhadas Smile
Registo RNAAT nº 642/2015


Regras

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

  
Review