Patrocinador

Caminhadas Smile
Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
 2720-457 Amadora
914 839 887
caminhadas.smile@gmail.com
https://facebook.com/caminhadas.smile



Patrocinador

Passeio e Visita guiada às Reservas da Amazónia, c/ teatro


Descrição do passatempo

Código Oferta: AMAZO (insira este código e participe gratuitamente)

Data: Domingo, 05 de Março de 2017, às 9h15.

Viajar no Tempo e no Espaço, através de palavras e de artefactos - “A Carta” de Pêro Vaz de Caminha – Museu Nacional de Etnologia.

Visita guiada às Reservas da Amazónia e espetáculo de teatro criado a partir da “Carta do Achamento do Novo Mundo de Pêro Vaz de Caminha”.

Combinar as palavras de Pêro Vaz de Caminha, com os objetos em exposição nas Reservas da Amazónia”.

Vamos assistir a um monólogo a partir da Carta do Achamento do Novo Mundo de Pêro Vaz de Caminha, na interpretação do ator F. Pedro Oliveira, que com muita alma e espontaneidade, nos vai fazer transportar para terras longínquas e tempos remotos, e transmitir-nos uma parte das sensações que um homem do século XV viveu, durante um encontro único com uma humanidade até àquele momento desconhecida.
Segue-se depois uma visita guiada às Reservas da Amazónia.

Reservas da Amazónia.

“Os índios exprimem as suas ideias a cantar, a tocar e a dançar. O corpo humano constitui a base física para a demonstração das atividades artísticas dos índios, quer ao nível do aspeto estético, pinturas e tatuagens, quer ao nível dos adereços. Cada grupo indígena tem o seu modelo ideal da figura humana e procura através de modificações estéticas e adornos atingir esse modelo”.

Trata-se de uma reserva visitável, e de uma dimensão ainda tão rara, não apenas quanto aos museus nacionais mas também no contexto internacional.
Estas reservas permitem trazer junto do público a totalidade dos objetos do Museu Nacional de Etnologia, procedentes das sociedades ameríndias, em especial da floresta Amazónica.

Os objetos que integram as Reservas da Amazónia estão agrupados por núcleos temáticos que retratam aspetos da vida ritual, social e quotidiana de vários grupos indígenas da floresta amazónica. São compostos por instrumentos musicais, adornos corporais, pinturas e tatuagens, tatuagem tribal, adornos-amuletos Tikuna, cerâmica, cestaria, mobiliário, caça e pesca e outros objetos provenientes de vários países da América do Sul, nomeadamente Brasil, Bolívia, México, Equador, Peru, Venezuela e Colômbia.

Programa:

Data: domingo, 5 de Março de 2017

09:30h – Passeio pela serra de Monsanto, com saída do Restelo e passagem pelo Forte do Alto do Duque, Heliporto, Antiga Aquaparque de Lisboa e Moinhos de Santana – 7 Km de nível fácil.
11:45h – Visita guiada às Reservas da Amazónia com espetáculo de teatro.
13:15h – Almoço partilhado nos jardins do museu (facultativo). Cada um leva o que entender para partilhar e se entender partilhar.
14:00h – Visita livre ao Museu Nacional de Etnologia.

Local de encontro: às 9:15 h - Frente ao Museu Nacional de Etnologia, Av. Ilha da Madeira. Vindo do rio é a seguir ao estádio do Belenenses – Restelo.

Coordenadas: 38°42'18.87"N 9°12'27.61"W

Início do programa: 09:30h – Hora prevista de final do programa - 15h.

Preço do programa: 14 €. Crianças até aos 11 anos: 6 €. (Inclui visita guiada às Reservas da Amazónia, espetáculo de teatro, passeio pedestre e visita livre ao Museu Nacional de Etnologia).

Grupo limitado.

As inscrições devem ser feitas para caminhadas.smile@gmail.com com o nome, NIF e contacto dos participantes. A reserva deve ser efetuada mediante o pagamento do valor da atividade para o IBAN PT50 - 019 300 00105 0068 270 284 – Fernando O. Lopes.

Deve depois enviar informação do pagamento para caminhadas.smile@gmail.com.
Caminhadas Smile, envia depois um e-mail de confirmação da inscrição e reserva para o participante, após recebimento do valor transferido.

A atividade está coberta por seguro.

Dicas:
- Usar calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
- Uso de vestuário adequado ao tempo.
- Máquina fotográfica para captar recordações.
- Água e farnel para almoço nos jardins do museu (facultativo).

Se interessado(a), solicite o programa completo - Fernando Lopes - 914 839 887 ou caminhadas.smile@gmail.com

www.facebook.com/caminhadas.smile 

https://www.facebook.com/events/1828391204097177/


Regras

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

  
Review