Patrocinador

Caminhadas Smile
Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
 2720-457 Amadora
914 839 887
caminhadas.smile@gmail.com
https://facebook.com/caminhadas.smile



Patrocinador

Caminhando por Campos de Lapiás e Cascata


Descrição do passatempo

Código Oferta: CAMPO (insira este código e participe gratuitamente)

Data: Domingo, 15 de Janeiro de 2017, às 9h30.

Lapiás, é uma formação típica de relevos cársticos, produzida pela dissolução superficial de rochas calcárias ou dolomíticas.

A água da chuva, quando cai das nuvens, reage com o dióxido de carbono existente na atmosfera e desta reação resulta ácido carbónico, que vai ficando dissolvido na água à medida que a chuva cai.
Quando a água da chuva incide sobre o calcário, o ácido carbónico nela contido reage por sua vez com o carbonato de cálcio que compõe esta rocha, do que resulta a libertação de iões cálcio e hidrogeno carbonato, que também ficam dissolvidos na água.

Este processo, em que na prática os constituintes do calcário acabam por ficar dissolvidos na água, corresponde a uma erosão química desta rocha, à qual se juntam uma erosão mecânica, correspondente ao desgaste causado pela própria água, pelo vento e por outros agentes físicos, e também uma fratura e desagregação progressiva da rocha, em resultado das dilatações e contrações provocadas pelas variações de temperatura.

Programa:

"Apesar de tão perto da nossa capital, a zona saloia de Sintra e de Mafra, possui ainda locais magníficos pela sua valia ambiental e histórica, que parecem preservados pelo tempo".

Vamos percorrer campos de Lapiás que estão classificados como monumentos naturais (A monumentalidade é reconhecida cientificamente por entidades como a NATIONAL GEOGRAPHICS SOCIETY) e admirar as formas caprichosas que a natureza esculpiu na rocha calcária ao longo dos séculos e que constituem belos fenómenos da natureza.

Vamos caminhar por prados verdejantes e floridos, deslumbrar o nosso olhar por vales e montes, atravessar um montado de Sobro com cores de outono, misturadas com cores da primavera mesmo estando no inverno e visitar uma antiga pedreira que deixou rasgado na terra curiosas formas arquitetónicas.

No final e para quem ainda tiver tempo, vamos ver e admirar a imponente Cascata do Fervença que nesta altura do ano leva mais água!

Data: Domingo 15 de Janeiro de 2017

Local de encontro: Parque da Segueteira - Maceira - (Montelavar-Sintra) às 9:30 h. (No final da Rua dos Granitos. Esta pequena rua começa mesma à porta da Escola).
Coordenadas: 38°52'1.28"N 9°18'40.67"W

Hora de início do programa: 10h. Terminará pelas 15 h. (Paragem para o almoço que levarmos nas mochilas, pelas 13 h).

(Para quem não quiser ir diretamente para Maceira, há um primeiro Local de Encontro às 9:00H, junto à Bomba de Gasolina no início da Nacional 9. (Não convém entrar dentro da Bomba porque tem pouco espaço para parar os carros. Portanto, parar na berma da estrada ao lado da Bomba. Há espaço).

Dicas para chegar à N9: Ir pelo IC 19 e antes de chegar a Sintra, virar à direita para a A16 - direção a Mafra. Na A 16 sair pela Saída 9 (Mafra/Pero Pinheiro/ Lourel) uns metros mais à frente seguir pela esquerda para a N9. Mais uns 200 metros e está a Bomba de Gasolina à direita.

Percurso: Circular, partida e chegada a Maceira. Será um passeio que rondará os 9 km, de nível médio/baixo.

Inscrição: enviar e-mail para caminhadas.smile@gmail.com com o nome e contacto dos participantes.

A atividade está coberta por seguro.

Dicas:
- Usar calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
- Uso de vestuário adequado ao tempo.
- Chapéu e protetor solar se for o caso.
- Farnel e água 1.5 l.
- Máquina fotográfica para tirar recordações.

Se interessado(a), solicite o programa completo - Fernando Lopes - 914 839 887 ou caminhadas.smile@gmail.com

www.facebook.com/caminhadas.smile 

https://www.facebook.com/events/247921918962523/


Regras

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

  
Review