Patrocinador

Caminhadas Smile
Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
 2720-457 Amadora
914 839 887
caminhadas.smile@gmail.com
https://facebook.com/caminhadas.smile



Patrocinador

Passeio em Dornes e no rio Zêzere


Descrição do passatempo

Código Oferta: ZEZER (insira este código e participe gratuitamente)

Actividade a decorrer no dia 26 de Novembro (Sábado) - Oferta de 10% de desconto na atividade.

Preços do programa:

Sem trasporte: 10 € - O transporte fica por conta do participante.
Com transporte: 40 € - Deslocação em Autocarro ou carrinha de Turismo de Lisboa para Dornes e posterior regresso a Lisboa.

A Vila de Dornes situa-se numa pequena península à beira-Zêzere, no concelho de Ferreira do Zêzere e faz fronteira, através do rio Zêzere (Albufeira de Castelo do Bode), com a freguesia de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã e distrito de Castelo Branco. No concelho de Ferreira do Zêzere faz fronteira com Águas Belas, Beco e Paio Mendes. 

A sua história perde-se no tempo, resistindo o testemunho de importantes monumentos e vestígios arqueológicos. Os primeiros documentos que se lhe referem datam do séc. XIII (Foral de Arega e Comenda Templária de Dornes). Mais tarde, enquanto Comenda Mor da Ordem de Cristo, o Comendador D. Gonçalo de Sousa, mandou construir, em 1453, a Igreja de Nossa Senhora do Pranto. Em 1513 recebeu o Foral Manuelino mantendo-se sede de concelho até 1836. No século XIX, a reforma de Rodrigo da Fonseca veio extinguir o Concelho de Dornes, integrando-o desde 1836 no Concelho de Ferreira do Zêzere. Desde então a Vila de Dornes tem-se assumido como polo de atração turística e “sala de visitas” deste concelho. 

Os principais monumentos da vila são a Torre Pentagonal, que terá sido construída pelos cavaleiros templários para vigiar o profundo vale do Zêzere, e a Igreja de Nossa Senhora do Pranto, datada do Séc. XV, mas com origem num templo anterior mandado construir pela rainha Santa Isabel em finais do século XIII. Na Igreja Matriz são de destacar os azulejos, o órgão de tubos oitocentista, as imagens de pedra de Nossa Senhora do Pranto e de Santa Catarina, um púlpito de 1544 e um quadro a óleo denominado “descanso na fuga para o Egipto“ e que se refere à Lenda de Nossa Senhora do Pranto. Todos os anos, pelo 15 de Agosto, realiza-se a romaria de Nossa Senhora do Pranto, atraindo muitos religiosos. 

Poderá ver o Programa completo aqui: https://www.facebook.com/events/1190592944352872/ 

Para mais esclarecimentos contactar: Fernando Lopes - 914 839 887 ou caminhadas.smile@gmail.com

A atividade está coberta por seguro.

Dicas:
- Usar calçado para caminhada e com boa aderência ao solo. 
- Uso de vestuário adequado ao tempo. 
- Chapéu e protetor solar. 
- Farnel e água 1.5 l.
- Máquina fotográfica para tirar recordações.

www.facebook.com/caminhadas.smile 


Regras

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

  
Review